Os dados fornecidos pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) para a RAM, referentes ao 2.º trimestre de 2018, mostram que os montantes relativos às duas principais operações da rede Multibanco (levantamentos e compras através de terminais de pagamento automático), consideradas no seu conjunto, registaram um crescimento de 3,9% comparativamente ao período homólogo.
Este crescimento deve-se sobretudo do comportamento das operações com cartões nacionais (+5,9%), já que relativamente aos cartões internacionais registou-se um decréscimo de 5,5%.
Os levantamentos com cartões nacionais aumentaram 2,0% (totalizando 155,6 milhões de euros no 2.º trimestre de 2018), enquanto que os levantamentos efectuados com cartões internacionais decresceram 18,5% (13,7 milhões de euros entre abril e junho deste ano). A variação global dos levantamentos foi de -0,1%.
Por sua vez, as compras através de TPA feitas com cartões nacionais ultrapassaram os 183,3 milhões de euros entre abril e junho de 2018 (+9,4% que no mesmo período de 2017), mas as compras feitas com cartões internacionais rondaram os 47,8 milhões de euros (-1,0% que no período homólogo). A variação global das compras através de TPA foi de 7,1%.
Os pagamentos registaram igualmente uma evolução homóloga positiva de 5,1%. A nível nacional, os montantes movimentados nas operações da rede multibanco em análise cresceram quer nos levantamentos (+1,3%) quer nas compras através de TPA (+8,4%), bem como ainda nos pagamentos (+6,7%). A variação homóloga dos levantamentos agregados às compras através de TPA, no país, foi de +5,4%.
A análise dos dados por município mostra que Câmara de Lobos foi o município onde os levantamentos com multibanco mais cresceram (+11,9%), seguido da Calheta (+11,6%) e da Ponta do Sol (+11,3%). No Funchal, a variação homóloga foi de +3,1%.