O Governo Regional da Madeira investiu 304 mil euros na organização das festividades de Carnaval, que decorrem na região autónoma entre os dias 22 de fevereiro e 1 de março, revelou hoje o secretário da Economia, Turismo e Cultura.
Eduardo Jesus disse que o orçamento é superior em 10 mil euros ao do ano passado, devido a algumas alterações no programa de festejos, cujo palco principal é a baixa da cidade do Funchal.
O governante informou, por outro lado, que a taxa de ocupação hoteleira neste período será de 76%, o que corresponde a mais 10 pontos percentuais do que se verificou na mesma altura em 2016.
Os festejos carnavalescos na Madeira registam, como sempre, dois pontos altos: o Cortejo Alegórico, no sábado, 25 de fevereiro, e o Cortejo Trapalhão, na terça-feira de Carnaval.
A abertura da época ocorre, no entanto, na cidade de Santana (norte da ilha), onde acontece a tradicional Festa dos Compadres, nos dias 18 e 19 de fevereiro.
No Funchal, o Cortejo Alegórico vai contar, este ano, com 1200 participantes, distribuídos por nove trupes.
"Entre eles, já estão confirmados 30 turistas e temos esperança que o número venha a crescer", disse Eduardo Jesus, sublinhando que o objetivo é permitir que os visitantes se envolvam de uma "forma diferente" no cortejo.
"Este é um trabalho que tem de ser feito ao longo do tempo, mas a verdade é que os turistas que experimentam levam a mensagem e é natural que a sua participação se afirme cada vez mais", realçou.
LUSA