Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Cristiano Ronaldo tem impacto positivo no turismo da Madeira
Economia 02 nov, 2021, 14:20

Cristiano Ronaldo tem impacto positivo no turismo da Madeira

A notoriedade de Cristiano Ronaldo tem impacto positivo no turismo da Madeira e há uma relação entre as publicações do futebolista nas redes sociais e os prémios internacionais conquistados pela ilha, assinala um estudo hoje divulgado.

O trabalho, elaborado por investigadores do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), hoje disponibilizado à agência Lusa, lembra ainda que a Ilha da Madeira “foi eleita consecutivamente” como “Melhor destino Insular da Europa” entre 2013 e 2021 (apenas com a exceção de 2015) e, cumulativamente, “Melhor Destino Insular do Mundo” entre 2015 e 2020.

“A notoriedade de Cristiano Ronaldo influencia toda uma cadeia de atitudes, reações e comportamentos pessoais e sociais com impacto positivo no turismo da Madeira”, refere o estudo, da autoria de Cláudia Seabra e Pedro Vaz Serra.

Para concluir que “existe uma relação entre as publicações do jogador nas suas redes sociais e os prémios internacionais conquistados pela ilha atlântica no âmbito dos World Travel Awards (WTA)”, os investigadores analisaram, numa primeira fase, as publicações do internacional português no Instagram, Facebook, Twitter e Google, entre 2013 e 2019.

“Apurou-se que o período de tempo em que os prémios foram atribuídos ao destino Madeira coincide com um aumento significativo do número de seguidores do CR7 [sigla pela qual Ronaldo é conhecido] – 114 milhões em 2013 para 401 milhões em 2019”.

Também as “interações das publicações” do atual jogador do Manchester United – entre visualizações, ‘gostos’, comentários e partilhas – aumentaram mais de 48 vezes entre 2014 e 2019, passando de quase cinco milhões para 232 milhões.

Numa segunda fase, o estudo “pretendeu avaliar as imagens cognitiva, afetiva e espontânea da Ilha da Madeira” com base num inquérito a quase 500 pessoas, no qual se questionou como é que Cristiano Ronaldo “influenciava a imagem da sua ilha de origem e porquê”.

De acordo com as conclusões do estudo, a maioria dos inquiridos considerou que Ronaldo “influencia positivamente a imagem da Madeira, pela sua elevada notoriedade mundial, capacidade de influência e também pelo facto de ter nascido na ilha”.

“Por outro lado, os resultados indicam que os atributos naturais da Ilha da Madeira prevalecem sobre quaisquer outros, constituindo fatores de diferenciação positivos”, adianta.

Cláudia Seabra e Pedro Vaz Serra sustentam, no documento, que o estatuto de Cristiano Ronaldo “como influenciador digital é unânime” e que os chamados ‘Óscares do Turismo’ que a Madeira tem vindo a obter consecutivamente “vão muito para além” daquilo que a ilha atlântica “representa em termos de destino turístico”.

“Por isso, será legítimo questionar se existe um fator externo que influencia a imagem da ilha e induz a votação expressiva para aqueles prémios. Os dados empíricos e a análise comparativa realizada suportam a associação de fenómenos entre Cristiano Ronaldo e a cronologia temporal dos prémios da Madeira”, esclarecem.

Os investigadores apontam ainda a “relevância das redes sociais como veículos de apoio a campanhas e ações de marketing multiescala e o potencial da relação entre influenciadores digitais e a promoção de destinos turísticos”.

Defendem, desse modo, que “figuras mediáticas portuguesas devem ser ‘aliciadas’ e motivadas pelas autoridades portuguesas para promoverem internacionalmente” Portugal como destino turístico.

Por outro lado, os autores concluem que "a imagem cognitiva e afetiva da Madeira sugere a necessidade de trabalhar alguns aspetos, como a atratividade dos espaços de entretenimento e melhor promoção dos monumentos".

"A Ilha é percebida como um destino menos vibrante, indicando que há um caminho a percorrer, nomeadamente na captação de segmentos jovens, que se identificam mais com eventos e atividades de lazer", adiantam.

Segundo a FLUC, o estudo de Cláudia Seabra e Pedro Vaz Serra foi agora publicado no livro "Advanced Research in Technologies, Information, Innovation and Sustainability", da editora Springer, com o título, “Digital Influencers and Tourist Destinations: Cristiano Ronaldo and Madeira Island, from Promotion to Impact".

C/Lusa

Pode também gostar

Imagem de MSC Cruzeiros terá 19 viagens com partida e chegada no Funchal

MSC Cruzeiros terá 19 viagens com partida e chegada no Funchal

Imagem de Rui Marote quer Madeira na I divisão nacional de futsal

Rui Marote quer Madeira na I divisão nacional de futsal

Imagem de Setembro vai ter pelo menos seis estreias de cinema português

Setembro vai ter pelo menos seis estreias de cinema português

Imagem de Covid-19: Madeira soma 400 casos confirmados, 78 dos quais de transmissão local (Vídeo)

Covid-19: Madeira soma 400 casos confirmados, 78 dos quais de transmissão local (Vídeo)

Imagem de Bispo deixa apelo ao compromisso (vídeo)

Bispo deixa apelo ao compromisso (vídeo)

Imagem de Docentes debatem `A Autonomia e a Flexibilidade Curricular`

Docentes debatem `A Autonomia e a Flexibilidade Curricular`

Imagem de Rafael Macedo impedido de entrar na unidade de Medicina Nuclear

Rafael Macedo impedido de entrar na unidade de Medicina Nuclear

Imagem de CNE ainda não deliberou condicionalismos na campanha das europeias (vídeo)

CNE ainda não deliberou condicionalismos na campanha das europeias (vídeo)

Imagem de Nevoeiro interrompe jogo da equipa de juniores do Nacional

Nevoeiro interrompe jogo da equipa de juniores do Nacional

Imagem de Juventude Atlântico Clube é o único com uma equipa de veteranos a praticar Polo Aquático

Juventude Atlântico Clube é o único com uma equipa de veteranos a praticar Polo Aquático

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025