Face a 2020, observaram-se acréscimos de 19,8% e 32,1% na quantidade e em valor, respetivamente.
Em relação ao último ano pré-pandémico (2019), as variações foram de -0,7% na quantidade e de +3,6% no valor.
Em 2021, o mercado nacional apresentou uma evolução positiva face a 2020, quer nas quantidades (+63,1%), quer em valor (+70,9%), impulsionado pelo acréscimo verificado nas vendas feitas tanto para o Continente (+68,9%, em quantidade; +122,1%, em valor) como na Madeira (+60,5%, em quantidade; +53,7%, em valor).
Por sua vez, o mercado comunitário registou igualmente aumentos nas quantidades vendidas (+8,4%) e em valor (+15,3%), tal como o extracomunitário (+26,7% e 34,9%, pela mesma ordem).
Desagregando por país, no mercado comunitário, a França continuou a ser o principal mercado, apesar de se observarem quebras de 4,5% nas quantidades e de 1,6% no valor. Em contraponto, há a assinalar os aumentos verificados no mercado belga, que registou crescimentos tanto nas quantidades (+34,1%), como em valor (+49,1%), bem como no mercado holandês, com aumentos no volume vendido (+33,2%) e na receita gerada (+21,8%).
No mercado extracomunitário, destaque para o comportamento das quantidades vendidas para a China e Suíça, com decréscimos nas quantidades (-12,9% e -17,2%, respetivamente) e em valor de vendas (-22,4% e -14,0% pela mesma ordem). Os E.U.A., principal mercado extra-UE de vinho “Madeira”, aumentaram as importações deste produto, em volume (+66,4%) e em valor (+76,7%).
Do total comercializado, 76,1% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 7,25 euros/litro (6,80 euros/litro em 2020). O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,68 euros/litro (mais 0,01 euros/litro que em 2020).
No que respeita ao 4.º trimestre de 2021, a comercialização de vinho generoso “Madeira” registou uma variação homóloga de +29,8% nas quantidades e de +36,6% no valor.