O União da Madeira vem, por este meio, lamentar a inexistente articulação regulamentar entre a Federação Portuguesa de Futebol, a Liga de Clubes e a FIFA cuja falta de cooperação vai forçar a ausência do nosso guarda-redes principal, André Moreira, no jogo desta segunda-feira, às 21 horas, frente ao SC Braga.
André Moreira foi convocado à Selecção de Sub 21 para os encontros de qualificação para o Campeonato da Europa Polónia 2017 diante da Albânia (a 12 de novembro, em Arouca) e de Israel (a 17, em Petah Tikva), ficando impedido de disputar o jogo frente ao SC Braga, uma vez que tem de se apresentar no domingo à noite junto da seleção nacional.
O nosso jogador Shehu foi selecionado para representar a seleção principal da Nigéria nos jogos frente à Suazilândia relativos à segunda ronda do playoff de qualificação para o Mundial de 2018, partidas que decorrem nos próximos dia 13 e 17, a primeira na Suazilândia e a segunda na Nigéria.
Todavia, contrariamente à Seleção A da Nigéria – que diferiu o nosso pedido para que este jogador se apresente na próxima terça-feira, possibilitando assim a sua participação no jogo agendado para o Estádio da Madeira -, a Federação Portuguesa de Futebol revelou uma total falta de solidariedade e incompreensão, ao não permitir que o jogador André Moreira se apresente na terça-feira, lesando os superiores interesses do União da Madeira, entidade patronal do jogador.
Lembramos que o jogo União da Madeira – SC Braga foi marcado para segunda-feira por imposição regulamentar, tendo em conta o facto de o SC Braga ter jogado em Marselha na quinta-feira, um encontro que terminou por volta das 21h50. Assim sendo, a segunda-feira foi a única data regulamentar exigível para a realização do jogo, respeitando-se as 72 horas de intervalo regulamentar entre jogos.
Por tudo isto, o União da Madeira decidiu avançar com um protesto/reclamação junto da Liga de Clubes de Futebol pela manifesta falta de cooperação e solidariedade patenteada pela Federação Portuguesa de Futebol, manifestando a sua indignação face a esta contingência.