O pré parque de partida do Rali do Faial fica situado perto do kartódromo do Faial, numa zona propicia à presença dos adeptos do automobilismo já que os carros ficam parados num parque aberto e à vista de todos, por perto tem restauração e com a primeira especial de classificação logo ali ao lado, ou seja, na pista de karting do Faial.
O problema para as equipas é que a distância entre o pré parque de partida a classificativa propriamente dita era de 100 metros sensivelmente, situação que se repete nos últimos anos apesar dos vários pedidos das equipas para ter uma distância maior por forma a aquecer mecânicas e travões sempre a pensar na segurança de público e equipas.
Para o Rali do Faial deste ano a situação manteve-se com a FPAK a aprovar o regulamento particular da prova que contrariava o que a própria Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting tinha regulamentado para os ralis em 2017, isto é, a obrigatoriedade de ter um minino de 1 km entre o pré parque de partida e a primeira classificativa.
A organização do Rali do Faial, o Clube 100 à hora, esteve em diálogo com a Federação esta semana e apresentou uma solução à FPAK para este problema, solução que foi aprovada pelo organismo que gere os ralis em Portugal, as equipas fazem uma volta de aquecimento à pista do kartódromo do Faial antes de efetuarem a classificativa.
Cada região ou rali, tem por vezes algumas especificidades que se torna necessário regular de forma especial ou adaptar a cada realidade.
A FPAK acabou por concordar e aprovar medida que deve agradar às equipas que o que desejam é aquecer as mecânicas dos carros de competição. O aquecimento é feito de forma segura em estrada já fechada e com o público colocado e em segurança podem também assistir a este processo de aquecimento que vai acontecer imediatamente antes da classificativa de cada equipa.
O rali começa na sexta-feira com prova espetáculo na pista de karting do Faial às 21:40 e no sábado tem mais 6 classificativas.
A título de curiosidade, Miguel Campos esteve para participar no rali do Faial com o Skoda Fabia R5 por forma a melhor preparar o Rali Vinho Madeira, mas a chegada tardia do motor do Skoda (que foi a rever ao preparador) a Portugal inviabilizou a presença do piloto no Faial.
Por outro lado, Pedro Mendes Gomes e António Nunes ainda não decidiram que viaturas vão utilizar no Rali Vinho Madeira.
No caso de Pedro Mendes Gomes pode até nem participar este ano pois tem a “proposta” do patrocinador de escolher fazer o Rali Vinho Madeira este ano ou em contrapartida realizar quatro ralis em 2018.
As decisões das equipas devem acontecer em breve.