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Imagem de “Direção de prova perdeu uma grande oportunidade”
Piloto diz que foram utilizados diferentes parâmetros de julgamento
Desporto 4 ago, 2024, 14:00

“Direção de prova perdeu uma grande oportunidade”

É o desabafo, por mail, de Simone Campedelli. "O Colégio de Comissários fez de tudo para ridicularizar o nosso protesto". Ficará para a história a vitória retirada a Simone Campedelli e a bastante "impopular" gestão do rali por parte da direção entendida ou reconhecida como uma organização.

Num email, a que a RTP teve acesso, enviado a diversos elementos da organização do Rali Vinho Madeira, Simone Campedelli passa em revista o que aconteceu com a sua equipa na prova, não esconde a desilusão e deixa algumas reflexões.

“Espero que este meu alerta possa, pelo menos, chamar a atenção nos vossos corações. Escrevo de coração aberto e espero que este e-mail, construtivo e não controverso, possa chegar ao seu bom senso e ser apreciado.

Infelizmente, este fim-de-semana perdemos todos a oportunidade de fazer um fim-de-semana de ralis épico e positivo, engrandecido pela competição de todos os adversários, fazendo feliz um povo apaixonado como o da Madeira.

É certo que as regras existem e devem ser aplicadas e cada um dos envolvidos procurou certamente fazer o seu trabalho da melhor forma possível, mas também é certo que durante a prova foram utilizados dois pesos e duas medidas para “sancionar” ou desqualificar as equipas.

Ontem, o próprio delegado da FPAK, abaixo do Hotel Pestana, no final do rali, provavelmente percebeu que tinha ido longe demais e colocado o colégio de comissários perante uma escolha muito difícil.

No entanto, o mesmo delegado também me disse e à Tânia, minha navegadora, que apenas avisou verbalmente outra equipa para que elementos da sua equipa de assistências não prestassem apoio à equipa no final de cada classificativa.

Analiticamente, este seria um “serviço proibido” e, por isso, punível com exclusão.

Além disso, em Portugal já houve desistências que comprovam que, até Bernardo Sousa em Fafe 2023, etapa do campeonato ERC, só foi multado por ter percorrido cerca de 70km com a roda furada, já para não falar do que aconteceu este fim de semana no WRC na Finlândia, onde os carros voltaram ao serviço sem rodas.

Creio que foram utilizados diferentes parâmetros de julgamento e gostaria de salientar que corremos de boa fé, tentando honrar ao máximo a nossa presença no rali e tentando fazer tudo o que estava ao nosso alcance para dar espetáculo neste rali.

Podia ter tirado fotos ao Kris Meeke, Diego Ruiloba ou ao Alexandre Camacho para “assistência proibida” e queixar-me, mas  o bom senso prevaleceu, porque na verdade não estavam a fazer nada proibido no carro, apenas pediram a alguém que lhes trouxesse água no final da prova.

Além disso, a forma como o Colégio de Comissários aborda é algo que gostaria que fosse revisto. Não somos advogados nem funcionários de escritório. Para proteger todas as equipas, a abordagem, na minha opinião, deveria ser severa, mas colaborativa.

Ontem tentou-se de tudo para ridicularizar o assunto e a nossa reclamação, desde a falta de comprovativo de pagamento da reclamação, passando pela reclamação tardia, passando pela não discussão da reclamação através do artigo do regulamento, até à delegação que me foi solicitada via email entre a realização de uma classificativa e outra do rali, autorizar um representante da equipa a representar-me quando era óbvio o que estava a acontecer.

Gostaria de salientar que as decisões do colégio foram adiadas, adiadas e quando vi todos os delegados a sair às 21 horas de sexta-feira, adiando a decisão para o dia seguinte, em vez de tentar resolver a questão imediatamente com um SIM ou NÃO. Creio que isto também transmitiu a ideia de que provavelmente nem todos temos o mesmo nível de atenção e respeito pelo nosso desporto, pelas corridas, que fizeram a história da nossa disciplina.

Mas sobretudo, o respeito pelas comparações entre as equipas concorrentes às vezes faltam, especialmente considerando se estivéssemos a falar desportivamente sobre a luta para vencer a corrida em si.

Este é o nosso conceito de desporto, regras muito rígidas para quem tenta defraudar o sistema ou ganhar por engano sem proteger o nosso desporto e bom senso ao tentar de tudo para comunicar uma mensagem positiva do rali. E acredito que a nossa disciplina precisa disso para voltar a ser épica.

Acredito sinceramente que a “Direção de Prova” perdeu uma grande oportunidade de comunicar um fim de semana de desporto em nome da batalha desportiva.

Creio também que nenhum favor foi feito ao vencedor Diego Ruiloba, que infelizmente ninguém se lembrará, pois, a edição de 2024, de um dos mais prestigiados ralis europeus, com uma história a preservar, ficará arquivada pela vitória tirada a Simone Campedelli e pela bastante “impopular” gestão do rali por parte da direção entendida ou reconhecida como uma organização.

Espero bem que, estas poucas linhas, possa sensibilizar, alertar, os vossos corações para que no futuro só possamos voltar a falar de desporto, ganho na estrada, ganho com suor, ganho com o sacrifício de todos.

Obrigado a todos pela atenção e esperamos estar de volta em 2025 para mais uma batalha épica.”

Simone Campedelli

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