«Sei que estou preparado para nadar na minha melhor forma e acredito honestamente que o meu corpo há de ir até ao limite.»
Em vésperas do IPC Swimming European Open Championships 2016, Emanuel Gonçalves, nadador do Clube Naval do Funchal e único representante madeirense nesta competição internacional, trocou algumas palavras connosco para nos dar uma noção das suas perspetivas para o futuro e de como se sente nestes dias que antecedem esta grande prova.
Apesar de não ser a sua primeira prova num nível de competição internacional, como nos descreveria o seu estado psicológico neste momento? E físico?
Com todo o trabalho realizado nesta corrente temporada e com a ajuda de toda a equipa técnica do CNF, sinto-me bastante motivado para abraçar este desafio, onde participar já é, só por si, uma "vitória". Sei que estou preparado para nadar na minha melhor forma e acredito honestamente que o meu corpo há de ir até ao limite. A partir de aí, a mente é quem manda. E para isso, conto com o apoio de todos, para juntos irmos mais longe…
Em termos desportivos, quais são as suas expectativas para esta competição?
Gostaria de nadar em cima das minhas melhores marcas, tentar batê-las e quem sabe, atingir uma Final entre os melhores do Mundo. Recordo que apesar de este ser um Campeonato Europeu, está aberto a todos os atletas e países que queiram melhorar as suas marcas para os Jogos [Olímpicos] e por sua vez o nível deste será elevadíssimo. Tudo o que de aí vier, é lucro!
O Clube e a Região têm-se provado bons parceiros na sua preparação para esta prova (e para outras deste cariz)?
Sem o apoio do meu Clube e da Região, nada disto seria possível – sem esquecer todo o trabalho feito no meu anterior Clube, ao qual tenho muito respeito e carinho. Mas também, sem esquecer o grande apoio dos meus pais, que me ajudam muito e sem eles, com certeza, nunca poderia estar a competir neste momento. Por cada época Desportiva, abdico de realizar um ano completo de Universidade para otimizar o meu rendimento desportivo. Todos os apoios são importantes, numa região onde o futebol é o desporto Rei, onde as modalidades amadoras são das que mais prestigiam a Madeira e onde os atletas do desporto adaptado são muitas vezes esquecidos. Tenho também agradecer o corajoso apoio da Clínica da Madalena e do Fisioterapeuta
Luís Gomes, da Carlota Gonçalves (Medicina Tradicional Chinesa) e claro, do meu Clube Naval do Funchal.
De sublinhar que o nosso atleta irá competir na prova de 400m livres no dia 1 de maio, 100m livres no dia 2, 100m mariposa no dia 4 e 200m no dia 5, sendo os bilhetes para o Campeonato da Europa de Natação Adaptada IPC Swimming gratuitos e poderão ser adquiridos no site oficial do Comité Paralímpico Internaciona.