São 27 as equipas que se inscreveram na Rampa da Camacha, quinta prova do Troféu de rampas da AMAK de 2021.
Na lista de participantes destaque para a presença de Paulo Roberto Martins com o Peugeot 208 T16 R5.
Nuno Ferreira compete com o Ford Escort RS Cosworth com Vítor Henriques por forma a preparar a participar no Rali Madeira Legends.
Prova que marca o regresso à competição de Gonçalo Félix com o Fiat Cinquecento.
Nuno Figueira fará a estreia nas rampas, cumprindo assim um sonho antigo.
A rampa da Camacha vai apadrinhar uma nova dupla, nos históricos António Giestas vai estar ao volante do Alfa Romeo Spider, navegado por Nelson Andrade, que no passado competiu nas rampas de kartcross. Resta esperar para ver o que esta nova dupla vai fazer na prova.
António Giestas decidiu participar nos Históricos porque as suspensões do BRC foram a rever no Continente e não chegam a tempo da prova e como o também pai não pode participar na prova com o Alfa Romeo Spider, a equipa decidiu avançar e forma esta dupla inédita.
Os protótipos que tem participado nas últimas provas estão todos inscritos, assim como outras equipas que habitualmente competem nas rampas.
Miguel Andrade do Renault 5 GT Turbo decidiu não participar mais nas rampas, segundo fez saber à RTP, pela constante falta de valorização das organizações aos resultados alcançados pela equipa e não atribuição de troféus a que tinha direito.
Este ano só volta à estrada com o Renault 5 GT Turbo no Rali Madeira Legends.
A rampa da Camacha que sábado vai para a estrada estreia um traçado com alterações, no início, começa junto às piscinas da Camacha e termina na curva do “21”, após cada subida as equipas descem pelo percurso da prova em caravana. As obras na estrada das Carreiras não permitem que as equipas desçam por essa estrada, tal como era desenho da organização.