Foi um início de jogo complicado para a seleção portuguesa, tendo sofrido dois golos nos primeiros 15 minutos de jogo. O primeiro deles marcado por Egurrola (7′) e o segundo pela defesa do Ajax Stephanie van der Gragt (15′). As portuguesas conseguiram reduzir antes do intervalo fruto de um tento da marca de penalti convertido por Carole Costa (38′).
Ao intervalo, a médio madeirense Fátima Pinto saiu do banco e deu início aos exercicios de aquecimento, tendo entrado na partida ao passar da hora de jogo. Ainda sem a madeirense do Alavés em campo, a seleção, conseguiu alcançar o golo do empate, fruto de um golo de cabeça da avançada do Sporting Diana Silva (47′).
O sonho português não durou muito tempo pois Danielle van de Donk chegou ao golo da vantagem aos 62 minutos de jogo. Logo de seguida, entrou Fátima Pinto, que controlou o meio campo da seleção até ao final da partida, contudo as lusitanas não foram capazes de alcançar o tão desejado golo do empate.
Apesar da derrota, foi uma grande prova de superação demonstrada pelas atletas portuguesas que «gladiaram» ao mesmo nível com uma das melhores seleções do mundo.
A jogadora do Marítimo, Telma Encarnação, não saiu do banco de suplentes. Este resultado coloca Portugal na terceira posição do grupo com 1 ponto, menos três que os Países Baixos e a Suécia.