Pedro Araújo, diretor da FPAK, reuniu esta manhã com as autoridades de saúde e revelou aos clubes o resultado dessa reunião.
Governo regional faz avaliação quinzenal da pandemia na Madeira e como o automobilismo congrega muito público ainda não foi autorizado com as restantes modalidades.
A próxima avaliação é dentro de 15 dias e por isso não chega a tempo da Rampa da Matur primeira prova da temporada que estava agendada para maio, sendo assim a rampa terá de ser adiada.
Provas a começarem só a partir de junho.
Pedro Araújo colocou a hipótese às autoridades de saúde de fazer provas sem público. Uma conjectura que será tida em conta (mas que dificilmente passa), assim como outras hipóteses, na decisão do governo regional dentro de 15 dias em relação ao automobilismo.
As organizações neste encontro voltaram a frisar que uma prova para ser posta na estrada leva o seu tempo, não conseguem levar a efeito uma prova em meia dúzia de dias, os clubes precisam ser informados três ou quatro semanas antes da data do evento.
Nesta ordem de ideias se a decisão do governo regional no final do mês de maio for de autorizar, muito dificilmente haverá prova em junho porque as organizações necessitam das tais duas ou três semanas de preparação.
Nos próximos 15 dias o governo ainda não consegue autorizar porque está a analisar os números da Covid-19 na Madeira.
Os clubes dizem-se apreensivos e pedem às autoridades de saúde uma data de arranque das competições automóveis para as organizações terem tempo para se prepararem.
Em cima da mesa está o início da temporada com os dois ralis já programados em junho e julho, mas com as provas a serem adiadas uma semana.
O rali da Ribeira Brava teve ser reajustado para 25 e 26 de junho. E o rali do Marítimo também será adiado uma semana, para 16 e 17 de julho.
O Rali Vinho Madeira mantém a data de 5 a 7 agosto.
O rali da Calheta, que estava agendado para 14 e 15 de maio, já tinha sido adiado pelas autoridades de saúde.
A dificuldade fica em encaixar rampas e ralis nestes primeiros meses de reabertura.
O calendário das Rampas mantém-se à exceção da Rampa da Matur que será adiada, 2 de julho é a data em hipótese.
As restantes rampas mantêm as datas mas poderá ser necessário também recalendarizar algumas rampas.
A rampa do Monte marcada para 19 de junho abre agora a temporada de rampas.
E sem esquecer também as provas do Campeonato da Madeira de clássicos e o troféu de karting.
A rampa dos Barreiros fica também adiada porque era em maio.
Tudo vai depender das decisões das autoridades de saúde em relação ao início da temporada e o que os números da Covid-19 na Madeira permitirem na altura.
Uma reunião que foi aberta à comunicação social, uma decisão do Diretor da FPAK de salutar.