O extremo madeirense Nuno Sá vai à fase final do Europeu, que arranca na quarta-feira.
O selecionador português começou por divulgar, em 15 de maio, uma lista de 35 pré-convocados, que, em 18 de junho, foi reduzida a 15, com a exclusão de Carlos Cardoso, Gustavo Teixeira, José Barbosa, Miguel Correia, Pedro Bastos, Sérgio Silva, Diogo Araújo, João Grosso, Rodrigo Soeiro, Rúben Prey e Sada Borovnjak.
Em 22 de julho, juntaram-se 14 jogadores em Coimbra, num lote do qual saiu, no dia 28, o poste Gonçalo Delgado, devido a lesão, ainda antes da incorporação de Neemias Queta, jogador dos Boston Celtics, da NBA, que só se pôde juntar ao grupo em 01 de agosto. Também devido a lesão, o grupo passou a 13 basquetebolistas, com a lesão, no joelho direito, do base Anthony da Silva, sofrida em 07 de agosto, numa entrada para o cesto sobre o final do terceiro período do encontro com a Espanha B, em Málaga.
Desta vez, o ‘corte’ aconteceu por opção de Mário Gomes, que, desta forma, leva à fase final os bases Diogo Gameiro, Diogo Ventura, Francisco Amarante e Rafael Lisboa, os extremos Cândido Sá, Diogo Brito, Nuno Sá, Travante Williams e Vladyslav Voytso, e os postes Daniel Relvão, Miguel Queiroz e Neemias Queta.
No Eurobasket2025, a formação das ‘quinas’ vai defrontar a Sérvia, a coanfitriã Letónia, a República Checa, a Turquia e a Estónia no Grupo A, em Riga, estreando-se em 27 de agosto, frente aos checos.
Os comandados de Mário Gomes defrontam em seguida os sérvios (29 de agosto), os turcos (30 de agosto), os letões (01 de setembro) e os estónios (03 de setembro), precisando de ficar nos quatro primeiros para seguir para os ‘oitavos’.
A fase final do Europeu de 2025, que será a 42.ª edição do evento, realiza-se na Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia, entre 27 de agosto e 14 de setembro.
Lista dos 12 convocados de Portugal para a fase final do Eurobasket2025:
– Bases: Diogo Gameiro (Benfica), Diogo Ventura (Sporting), Francisco Amarante (Sporting) e Rafael Lisboa (Ourense, Esp).
– Extremos: Cândido Sá (CB Cáceres, Esp), Diogo Brito (Obradoiro, Esp), Nuno Sá (Palmer Basket), Travante Williams (Le Mans Basket, Fra) e Vladyslav Voytso (FC Porto).
– Postes: Daniel Relvão (Benfica), Miguel Queiroz (FC Porto) e Neemias Queta (Boston Celtics, EUA).