O Nacional venceu hoje o Belenenses, por 5-0, em jogo da 14.ª jornada, e subiu, à condição, ao primeiro lugar da II Liga portuguesa de futebol,
O Nacional, que interrompeu na última ronda, diante do Benfica B, um ciclo de 11 jogos sem perder para o campeonato, regressou às vitórias, com golos apontados por Luís Esteves (02 minutos) e Gustavo Silva (34), na primeira parte, e Chucho Ramírez (64), Witi (88) e Danilovic (90), na etapa complementar.
O tento inaugural surgiu logo aos dois minutos do encontro, com João Aurélio a percorrer praticamente todo o corredor direito e a bombear para a entrada da grande área, para corte de Serra, que viu Luís Esteves ganhar no ressalto e atirar, sem hipótese de defesa.
Apesar de algumas tentativas desenhadas pelo Belenenses, o Nacional foi mais organizado e eficaz, aumentando a distância no marcador por intermédio de Gustavo Silva, aos 34 minutos, após um lance novamente liderado pelo capitão de equipa, tendo seguido para Danilovic, que amorteceu e colocou a jeito para o brasileiro ‘fuzilar’ as redes dos visitantes.
Os ‘azuis’ do Restelo, que abandonaram na jornada anterior os lugares de descida, ao vencer o Oliveirense, dominaram os instantes iniciais da segunda parte, com Tiago Manso a atirar uma bola ao poste, mas foram os caseiros a aumentar a contagem em mais três ocasiões.
Primeiro, aos 64, na sequência de um canto, Chucho Ramírez saltou mais alto e marcou de cabeça. Depois, Witi, aos 88, segurou o esférico rodeado de defesas e conseguiu rematar para o quarto, antes de, novamente num lance de bola parada, Danilovic, em cima dos 90, fixar o resultado em 5-0.
O Nacional sobe ao primeiro posto, à condição, com 29 pontos, os mesmos que o Santa Clara, que só entra em campo no domingo, enquanto o Belenenses regressa aos lugares de despromoção direta, descendo para o 17.º e penúltimo posto, com 12 pontos.