AVS e Nacional empataram hoje 1-1, no arranque da I Liga de futebol, em jogo disputado sob muito calor e em que os anfitriões, na Vila das Aves, podiam ter ido além do empate, resgatado no segundo tempo.
Miguel Baeza adiantou o Nacional aos 35 minutos, na recarga a um remate de Butzke, mas Mercado empatou o jogo já no segundo tempo, aos 56, ao corresponder de cabeça a um cruzamento de Kiki Afonso.
As duas equipas, que passam a somar um ponto no final da ronda, reencontraram-se meses depois de competirem (com sucesso) na II Liga e os visitantes entraram no jogo com duas velocidades acima do permitido pela elevada temperatura que se fazia sentir.
O AVS, com quatro reforços de início – os insulares foram a jogo com sete caras novas –, entrou menos afoito, parecendo aceitar o domínio inicial do opositor, que poderia ter inaugurado o marcador aos oito minutos, numa má entrega de Mercado que Nigel Thomas desperdiçou, num remate cruzado.
A reação dos locais chegou quatro minutos depois, mas o remate (mais em jeito) de Granada, após várias trocas de bola no ataque do AVS, foi desviado pela ponta das luvas de Lucas França.
O AVS tinha agora mais bola, mas seriam os forasteiros a chegar ao golo, aos 35 minutos, pelo estreante Baeza, na recarga a um remate exterior do também reforço Butzke, com Simão Bertelli a ficar mal no lance.
Kiki Afonso entrou ao intervalo no AVS, rendendo o lesionado Rafael Rodrigues, e foi determinante no empate, ao cruzar para o cabeceamento vitorioso de Mercado, aos 56, um minuto depois de Granada, adaptado a extremo, já ter ameaçado o golo.
Granada e Mercado, em vários momentos servidos por Kiki, ajudaram a empurrar o Nacional para o seu meio campo, ameaçando a merecida reviravolta, que esteve para acontecer já nos descontos, quando Roux desviou de cabeça ao poste um livre lateral.