O Marítimo destacou o legado "histórico" de Manuel Oliveira, antigo treinador de futebol dos ‘verde rubros’, que morreu ontem no Hospital do Barreiro, aos 85 anos.
A nota, publicada no sítio oficial do clube, lembrou a grande "liderança" de Manuel Oliveira, que valeu a manutenção "histórica" dos insulares na I Divisão em 1978/79, ao terminar no nono lugar, tendo permanecido no comando da equipa na temporada seguinte, embora sem concluir a mesma.
A subida ao principal escalão do futebol português em 1982 foi o grande ponto de destaque dos insulares na nota, tendo Manuel Oliveira assumido o cargo de treinador a meio da época.
"Ficou célebre a sua passagem pelo comando do futebol ‘verde rubro’ na temporada de 1981/82, substituindo, à 13ª jornada do campeonato da II Divisão, Fernando Mendes, conseguindo levar o Marítimo de regresso à I divisão nacional, depois de acesa luta com o Farense", recordou o clube madeirense.
Manuel Oliveira voltou a passar pelo Marítimo, cumprindo novamente o objetivo da manutenção em 1986/87 (13.º lugar) e 1987/88 (9.º).
"À família enlutada e aos amigos de Manuel Oliveira, o Club Sport Marítimo endereça as suas mais sentidas condolências", concluiu o clube.
Considerado o ‘mestre da tática’, Manuel Oliveira destacou-se com os terceiros lugares no campeonato de 1964/65, qualificando pela primeira vez a CUF para a Taça dos Clubes de Cidades com Feiras, antecessora da Taça UEFA, e de 1969/70, pelo Barreirense, mas também com a salvação de várias equipas da descida de divisão.
LUSA