Um golo de João Vasco, aos 90+8 minutos, permitiu ao Lusitânia de Lourosa, em época de estreia na II Liga portuguesa de futebol, derrotar hoje o Marítimo, em partida da primeira jornada, no Funchal.
Campeão da Liga 3 em 2024/25, o conjunto orientado por Pedro Miguel beneficiou das expulsões de Gonçalo Tabuaço, aos 75 minutos, e Danilovic, aos 90+12, que deixaram os maritimistas reduzidos a nove unidades, para vencer com um golo de João Vasco, aos 90+8.
Em partida realizada no Estádio do Marítimo, numa de tarde de muito calor, a formação da casa entrou melhor, com mais posse de bola e domínio territorial, porém, incapaz de criar perigo.
Aos 20 minutos, finalmente um remate à baliza, da autoria de Romain Correia, para logo de seguida, aos 21, Paulo Henrique também tentar de longe, tendo Vítor Hugo defendido com segurança em ambas as ocasiões.
Depois do descanso, o ex-Marítimo Dylan Collard esteve perto de inaugurar o marcador, através de um cabeceamento ao poste, na sequência de um canto, aos 48, na melhor oportunidade dos visitantes.
Ao minuto 75, grande contrariedade para os madeirenses, com um cartão vermelho exibido a Gonçalo Tabuaço, a punir falta sobre Miguel Teixeira fora da grande área, quando o dianteiro partia em boa posição para marcar.
Em vantagem numérica, João Costa aproveitou uma sobra no interior da área para dar o triunfo ao Lusitânia de Lourosa, aos 90+8, num encontro em que Vladan Danilovic ainda acabou expulso, aos 90+12, por suposta agressão.