O Marítimo alcançou hoje a terceira vitória consecutiva e aproximou-se da liderança da II Liga de futebol, ao impor-se no terreno do FC Porto B, por 2-0, num desafio da quinta jornada sentenciado na etapa complementar.
No Estádio Luís Filipe Menezes, no Olival, em Vila Nova de Gaia, o brasileiro Lucas Silva colocou os madeirenses em vantagem, aos 55 minutos, e o compatriota Bruno Marques ampliou a diferença, aos 90+5, já depois de ter falhado uma grande penalidade, aos 88.
O Marítimo ascendeu de forma provisória à vice-liderança da II Liga, com 12 pontos, um abaixo do AVS, que derrotou à mesma hora o Länk Vilaverdense (2-0), enquanto o FC Porto B perdeu pela segunda ronda seguida e ocupa o 10.º posto, com cinco pontos.
Numa primeira parte assinalada pelo equilíbrio, o conjunto comandado por António Folha, que estreou o reforço Braíma Sambú, mostrou-se mais rematador e viu Wendel Silva a cabecear à figura de Samú Silva, aos 19 minutos, e Nilton Varela a rematar alto, aos 31.
Wendel desperdiçou nova oportunidade, aos 40 minutos, por entre uma tímida reação da equipa de Tulipa, cujas finalizações de Vitor Costa, aos 39, e de Diogo Mendes, após um livre lateral de Bruno Xadas, aos 44, passaram ao lado da baliza de Francisco Meixedo.
A toada manteve-se no reatamento, mas o Marítimo aproveitou uma jogada individual de Lucas Silva para desfazer o ‘nulo’, aos 55 minutos, na sequência de um centro de Vitor Costa captado por Higor Platiny, que teria um golo invalidado por posição ilegal, aos 60.
O nervosismo apoderou-se do FC Porto B, que teve António Folha expulso por protestos, aos 71 minutos, e foi incapaz de gerar perigo até ao fim, apesar do esforço de Francisco Meixedo aos 88, quando defendeu uma grande penalidade do suplente Bruno Marques.
O avançado reiterou essa ineficácia aos 90 minutos, pouco depois de Matheus Costa ter acertado no poste, mas beneficiaria do adiantamento do guarda-redes contrário para se redimir aos 90+5, confirmando mais um êxito do Marítimo na luta pelo regresso à I Liga.