Decorreu hoje na cidade de Berlim (Alemanha), o terceiro dia de competição do Open Internacional da Alemanha.
O atleta madeirense Marcos Freitas (AS Pontoise) e o técnico António Jorge Fernandes (CD São Roque) integram a comitiva lusa presente na prova. A comitiva da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM) inclui ainda os atletas Fu Yu (Metz TT), João Geraldo (ASV Grünwettersbach), João Monteiro (Chartres ASTT), Shao Jieni (Ala Nun’Alvares / Etival ASTT), Tiago Apolónia (FC Säarbrucken) e o técnico Francisco Santos.
Na competição de singulares, Marcos Freitas (8º RM), fruto da sua boa classificação na hierarquia Mundial, foi diretamente apurado para a Fase Final e só entrou em competição no dia de hoje. No encontro dos dezasseis-avos de Final, frente ao japonês Yuto Muramatsu (47º RM), o atleta luso impôs-se por 4-0 (11-7, 11-4, 11-7 e 13-11), alcançando a qualificação para o grupo dos melhores dezasseis atletas da competição.
Amanhã (sábado, 30 de janeiro) no encontro dos oitavos de final, Marcos volta a encontrar um atleta nipónico, defrontando desta feita o atleta Kaii Yoshida (56º RM).
Ainda nesta prova de singulares masculinos, destaque para a qualificação de Tiago Apolónia para o Mapa Final, onde defrontará Vladimir Samsonov, enquanto os seus colegas foram afastados nas rondas de qualificação.
No setor feminino, sob a orientação do treinador madeirense António Jorge Fernandes, as atletas Fu Yu e Shao Jieni, não lograram alcançar a qualificação para o Mapa Final.
Na competição de pares, Marcos Freitas e João Geraldo não foram além da primeira ronda do mapa final, tendo perdido por 2-3 (9-11, 12-10, 8-11, 11-4 e 4-11) frente à dupla coreana Jung Youngsik/Lee Sangsu.
A dupla portuguesa alcança assim um lugar entre as oito melhores duplas deste evento.