Mais de 7.000 alunos oriundos de 150 escolas e instituições de educação especial da Região Autónoma da Madeira participam este ano na Festa do Desporto Escolar, que decorre entre 17 e 20 de maio, informou hoje a organização.
"Temos a noção de dever cumprido, proporcionando à comunidade uma atividade ímpar no território nacional", afirmou o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, na conferência de apresentação do evento, que desta vez surge associado às comemorações dos 40 anos da autonomia.
A Festa do Desporto Escolar é um acontecimento de referência no calendário regional, sendo que o ponto alto é a cerimónia de abertura, dia 17 de maio, no Estádio do Marítimo, na qual vão participar 1.800 figurantes dos 8 aos 90 anos, pois o espetáculo envolve também elementos seniores de ginásios, ensino recorrente e outras instituições.
O diretor de serviços do Desporto Escolar, Elmano Santos, recordou que o evento nasceu da fusão dos Jogos Escolares, das Finais Regionais do Ensino Primário e dos Jogos Especiais, integrando atualmente participantes de todos os níveis de ensino, incluindo escolas profissionais e alunos com necessidades educativas especiais.
"Para além da cerimónia de abertura, teremos mais três dias de intensa atividade, envolvendo mais de 30 modalidades desportivas, que ocorrerão fundamentalmente na cidade do Funchal, especial na zona baixa, entre os Jardins do Almirante Reis e a Baía de São Lázaro, passando pela Praça do Povo", explicou Elmano Santos.
A Festa do Desporto Escolar implica, por outro lado, uma logística pesada, sendo que a organização destaca o serviço diário de 7.500 refeições para alunos de fora do Funchal e a circulação regular de 200 autocarros.
"A nossa região, no gozo das conquistas autonómicas, soube desenhar um modelo de intervenção que tem apogeu na Festa do Desporto Escolar", declarou o secretário regional da Educação, realçando, no entanto, que novos desafios se levantam face ao cenário de quebra demográfica.
Jorge Carvalho considera, por isso, importante estudar a possibilidade dos setores do desporto federado e escolar juntarem esforços ao nível da formação e dos eventos de animação desportiva.