Afonso Silva na sexta-feira anterior havia conseguido o apuramento para final, com o oitavo lugar, mesmo sem pontuação, desta feita e após uma fuga do patinador alemão Luca Stibenz, que obteve a primeira posição nos dois sprints intermédios, conseguindo seis pontos.
Afonso Silva liderou o pelotão, impondo um ritmo elevadíssimo, tendo conseguido passar em segundo lugar e obter dois pontos, no segundo sprint intermédio.
Esta pontuação, permitiu ao Afonso terminar esta final no 9.º lugar, obtendo assim a melhor classificação nacional de sempre em Campeonatos do Mundo Júnior da modalidade.
O título mundial ficou na posse do Japonês Yuta Fuchigam, a prata para o canadiano Daniel Hall e o bronze para o também japonês Taiki Shingai.
O patinador português tinha ainda demonstrado o seu grande nível na Patinagem de Velocidade no Gelo ao ser 13º, nos 5Km, no dia anterior com um novo recorde nacional júnior, com o tempo de 6,42,85’, numa prova ganha pelo norueguês Sigurd Henriksen, recordista mundial júnior e que renovou o seu título com o tempo de 6,18,76’. Silva participou ainda na prova de 1500m onde foi desclassificado, por não ter respeitado a prioridade na troca de corredores.
Jéssica Rodrigues também esteve na final de Mass Start, na prova feminina, tendo sido a décima quinta sem ter obtido pontos. Ela que tinha conseguido o recorde nacional Júnior e absoluto no segundo dia de competições, na prova de 3 Km, com o tempo de 4,37,08’ alcançando a 29ª posição, entre 35 participantes. Participou ainda na prova de 1500m onde foi desclassificada por ter tocado num pino e bolado a pista da adversária.
Francisca Henriques fez três provas neste mundial, as distâncias mais curtas, obtendo a 26ª posição nos 500m com o tempo de 41,49’’, entre 43 participantes, ficando a 2,39 segundos da vencedora a holandesa Angel Daleman, foi 34ª nos 1500m, com o tempo de 2,10,55’ a escassos 26 centésimos do seu recorde pessoal, entre 44 participantes, participou ainda nos 1000m, classificando-se em 34º lugar entre 42 patinadoras, com o tempo de 1,24,43’, sendo que em todas estas provas foi a holandesa Angel Daleman a campeã mundial, ela que levou para casa seis medalhas de ouro e uma de prata.
Resultados muito positivos nesta participação nacional no Campeonato do Mundo Júnior de Patinagem de Velocidade no Gelo 2024, que se realizou na cidade de Hachinohe, no Japão.