Está escolhida a dupla para o GR Supra GT4 EVO da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal. Francisco Abreu e Francisco Mora reeditam uma dupla que já granjeou muito sucesso nas pistas ibéricas.
Esta é a reedição de uma dupla de sucesso nas pistas ibéricas. Mora e Abreu sagraram-se campeões nacionais, campeões ibéricos e de campeões de Espanha de GT’s nas temporadas 2021 e 2022. A qualidade desta dupla ficou comprovada com os títulos conquistados de forma indiscutível. Três anos depois, a dupla de “Franciscos” volta a reunir-se.
Francisco Abreu vem de uma pausa de um ano, depois de ter conquistado o título nacional em 2023. Com três títulos nacionais no seu CV, além de um título espanhol e de vários títulos ibéricos nas categorias GT e GT4, Abreu é, a par de Mora, um dos pilotos mais titulados da atualidade.
Francisco Mora, apresentado como piloto Toyota no evento de lançamento da época da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, vem de um vice-campeonato no CPV, tendo estado na luta até ao final da temporada 2024. O hexacampeão nacional, dispensa apresentações e tem sido uma das estrelas das competições ibéricas, com títulos conquistados em Portugal, Espanha.
A Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal mostra de forma inequívoca que o objetivo para esta temporada 2025 é ainda mais ambicioso. Com uma dupla habituada a vencer, tendo já conquistado vários títulos em conjunto, é natural que a expetativa para Mora e Abreu seja a luta pelos títulos nacionais e ibéricos.
Francisco Mora mostrou-se agradado por voltar a ter Francisco Abreu ao seu lado e está entusiasmado para esta temporada:
“Já estava muito entusiasmado por estar inserido no projeto da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, o maior e mais ambicioso projeto do desporto motorizado em Portugal. Só faltava ter um colega de equipa forte e fico feliz por ver que a escolha foi o Francisco Abreu. Conheço bem o Francisco, já conseguimos várias conquistas importantes juntos e creio que é a dupla indicada para iniciar esta caminhada com o GR Supra GT4 EVO. Confio no Francisco a 100% e estou certo de que iremos estar na luta pelos primeiros lugares”.
Francisco Abreu adotou o mesmo discurso, não escondendo a satisfação por voltar a fazer dupla com Mora e por estar num dos projetos mais aliciantes da atualidade no Motorsport ibérico:
“Após um ano parado, sinto-me muito feliz por estar de regresso às corridas e por fazer parte do projeto da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal para 2025. É um dos melhores, senão o melhor, projeto desportivo a nível ibérico e, com o Francisco Mora, que dispensa introduções, acredito que estamos mais próximos do sucesso. Juntos fomos já campeões nacionais, ibéricos e de Espanha. Vamos ter à disposição um GR Supra GT4 EVO muito competitivo, preparado pela Sports & Ou, uma casa que conheço bem, e estou muito motivado para ajudar a equipa a atingir os objetivos máximos para a época de 2025.”
Calendário Campeonato de Portugal de Velocidade / Iberian Supercars
É um calendário recheado de grandes eventos que a dupla da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal vai enfrentar em 2025. A época começa no dia 22 de março, com o Estoril Test Day. Segue-se a primeira corrida do ano, no Algarve Iberian Festival, de 4 a 6 de abril, a contar para o campeonato português, ibérico e espanhol de GT4. A segunda jornada está agendada de 4 a 6 de julho, no mítico traçado de Vila Real, com o CPV a regressar ao seu maior palco. Depois da pausa de verão, o Valência Iberian Festival, a contar para o campeonato ibérico e espanhol, marca o regresso às pistas. A reta final da época passa pelo Jerez Iberian Festival de 31 de outubro a 2 de novembro (a contar para as três competições) com a ronda final a acontecer de 28 a 30 de novembro no Estoril Endurance Festival. Seis datas, 12 corridas e muita competição em pista.
O Toyota GR Supra GT4 tornou-se a referência nas pistas da Península Ibérica em 2024. Com a conquista de todos os títulos em disputa na categoria GT4 a nível ibérico, a máquina nipónica comprovou todo o seu potencial.
O GR Supra GT4 é um carro de competição desenvolvido pela Toyota Motorsport GmbH, baseado no GR Supra. Equipado com um motor três litros de seis cilindros turbo, capaz de debitar 430 CV (dependendo do Balance of Performance), foi concebido para equipas de corrida privadas. Enquadra-se na categoria GT4, conhecida pela sua acessibilidade e facilidade de entrada. O seu lançamento foi feito em 2020 e foi necessário menos de dois anos para ter mais de cinco dezenas de unidades vendidas um pouco por todo o mundo.
Apesar da excelente aceitação do carro, os engenheiros da Toyota continuaram o trabalho de desenvolvimento. O novo GR Supra GT4 EVO apresentou como evoluções um sistema de travagem melhorado, definições de ABS atualizadas, amortecedores KW e uma barra estabilizadora revista para um melhor comportamento e velocidade em curva. O motor turbo de 3,0 litros e seis cilindros passou a debitar mais potência (450 CV), uma curva de binário foi otimizada e foi promovido um melhor arrefecimento para tempos de volta mais rápidos. É esta versão que a Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, a Speedy Motorsport e a Batina Racing usam no Campeonato de Portugal de Velocidade e no Iberian Supercars.
Em 2023, já 100 unidades do GR Supra GT4 tinham sido vendidas. Até essa altura o carro contava com 625 participações em 317 corridas em todo o mundo, tendo obtido 79 vitórias na classe, 20 vitórias na geral e 207 subidas ao pódio.
Mas a Toyota não descurou a evolução deste modelo e em 2025 estará disponível o GR Supra GT4 EVO 2. O EVO2 foi objeto de melhorias fundamentais para melhorar o desempenho e a facilidade de condução. Os mapas do ABS foram afinados para otimizar a travagem e as curvas com base no desgaste dos pneus e nas condições da pista. O tempo de redução das mudanças de velocidade foi reduzido através de atualizações de software para um melhor controlo da desaceleração e da velocidade em curva. O arrefecimento do motor, dos travões e do sistema de transmissão foi melhorado e as temperaturas do cockpit foram otimizadas para proporcionar conforto em condições difíceis. Estas atualizações tornam o carro mais acessível para os pilotos amadores, mantendo a precisão exigida pelos pilotos profissionais.
Em quatro anos, duas atualizações, num carro que já venceu um pouco por todo o lado. A Toyota aposta sempre na busca da perfeição e o GR Supra GT4 é a prova disso.
O alinhamento de pilotos da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal está finalmente completo. Com as duplas dos projetos do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e do Campeonato de Portugal de Ralis já definidos há algum tempo, faltava conhecer o colega de equipa de Francisco Mora para o Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV). Francisco Abreu é o nome que faltava a esta ilustre lista, recheada de campeões.