Foi em entrevista à RTP que Pedro Araújo diretor da FPAK tinha dito que a época de ralis de 2017 terá 8 ralis tal como em 2016.
Quanto às rampas, ao que tudo indica, terá também 8 rampas mas com uma novidade a saída da Rampa do Porto Santo e a entrada da Rampa da Camacha organizada pelo clube local.
Ao que foi possível apurar a Câmara Municipal de Santana quer reeditar a Rampa do Pico das Pedras e prova que pode vir a ocupar a vaga da Rampa do Circuito de Santa Cruz caso o clube local não consiga garantir a realização da prova tal como aconteceu em 2016.
Do encontro tido entre os clubes madeirenses e Pedro Araújo diretor da FPAK, as provas ficaram agendadas de forma provisória e por isso ainda sem data definitiva.
A Rampa da Ponta do Sol ficou agendada para final de fevereiro ou princípio de março.
O Rali de Machico organizado pelo Marítimo poderá acontecer em Março ou em Julho.
O Rali de São Vicente organizado pelo Departamento de Desportos Motorizados do Nacional ficou calendarizado para o final de março ou princípio de abril.
Em maio a Rampa da Ribeira Brava também da responsabilidade do Departamento de Desportos Motorizados do Nacional.
No final de maio o Rali da Calheta que é colocado na estrada pelo Clube Sports Madeira.
Com o mês de junho, chega o Rali de Santa Cruz, organizado pelo ACCS.
Ao que foi possível apurar o Clube Automóvel do Concelho de Santa Cruz terá eleições nos próximos dias, sendo certo a saída de Luis Madruga há 35 anos no associativismo, e no contacto estabelecido pela RTP revelou tal decisão porque assim deseja e quer passar a pasta.
A Rampa do Monte é a prova que se segue no calendário mas pode até ser depois do Rali Vinho Madeira, o Departamento de Desportos Motorizados do Nacional aguarda pela decisão final que acontecerá em nova reunião entre os clubes e Pedro Araújo.
O Rali do Porto Santo em princípio será em junho. Pelo que conseguimos apurar o Clube 100 à hora manifestou interesse em organizar a prova, até porque decidiu deixar de organizar o Rali do Faial. Mas caso não seja possível o Rali do Marítimo pode ocupar a vaga e assim trazer equipas do campeonato nacional que queiram já melhor preparar o Rali Vinho Madeira, tal com tem vindo a acontecer.
O Rali Vinho Madeira por força de ser prova internacional é o único rali que já tem data definida, de 3 a 5 de agosto.
No primeiro fim de semana de Setembro chega a Rampa da Santa no Porto Moniz.
O Rali Municípios Funchal – Câmara de Lobos também do Departamento de Desportos Motorizados do Nacional chega no final de Setembro.
No final de outubro, o Rali do Marítimo ou o rali organizado pelo Clube 100 à hora são hipóteses, caso não consigam “lugar” no calendário na data desejada.
Por falar no Clube 100 à hora a Rampa da Matur está sem data.
Já a Rampa do Paul do Mar como habitualmente encerra a temporada.
Na ilha dourada, o Champion Porto Santo é desejo dos seus responsáveis agendar duas provas antes do verão e outras duas provas depois da época forte no Porto Santo.
As datas definitivas serão acertadas após a chegada de Pedro Araújo do Rali Dakar onde é membro do Colégio de Comissários.
A AMAK prepara para os próximos dias a entrega de prémios da época de 2016, cerimónia onde vão dar a conhecer os regulamentos para 2017.