Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Dakar2025: A edição que promete ser a mais dura de sempre
Foto: Reuters
Desporto 1 jan, 2025, 17:57

Dakar2025: A edição que promete ser a mais dura de sempre

A 47.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno, que se realiza na Arábia Saudita, entre sexta-feira e 17 de janeiro, promete ser “a mais dura de sempre”, segundo a organização da prova.

Com 7.700 quilómetros de percurso, 5.100 deles serão disputados ao cronómetro, nas 12 especiais previstas, antecedidas por um prólogo.

Ao contrário do que aconteceu na edição passada, a etapa maratona, com mais de mil quilómetros e disputada em dois dias, surge logo no início (segunda tirada), em que os pilotos não terão assistência. O deserto do Quarto Vazio (Empty Quarter), o maior da Arábia, fica reservado para a segunda metade da prova, já depois de uma segunda etapa maratona em que os participantes apenas terão a possibilidade de tratar eles mesmos da mecânica dos veículos.

A corrida arranca em Bisha e termina em Shubaytah, no dia 17, tendo cinco etapas com percursos diferentes para as motas e para os carros.

Pela primeira vez sem a categoria de quads, em 2025 também haverá ‘roadboak’ (livro do percurso) digital para todos os participantes, reforçando-se a segurança com a duplicidade de pistas.

Para além disso, os veículos estão obrigados a competir com uma bandeira vermelha elevada a dois metros acima do tejadilho, que permite facilitar a identificação da posição no meio das dunas, para evitar acidentes.

 Já sem os Audi elétricos em prova para defender a coroa conquistada pelo espanhol Carlos Sainz em 2024, também o francês Stephane Peterhansel marca o fim de uma era, ao falhar a prova pela primeira vez em 35 anos. Conhecido por ‘senhor Dakar’, o gaulês conta com 14 triunfos entre motas (seis) e carros (oito).

Sainz, que já conta com quatro triunfos na prova, juntou-se à Ford, tal como o compatriota Nani Roma, recuperado de doença, e o sueco Mathias Ekstrom.

O qatari Nasser Al-Attiyah, campeão mundial em título, mudou-se para a Dacia, juntamente com o francês Sébastien Loeb, que procura confirmar no todo-o-terreno os créditos conseguidos com nove títulos mundiais de ralis (de 2004 a 2012).

A Toyota aposta no brasileiro Lucas Moraes, no norte-americano Seth Quintero, que brilhou anteriormente nos SSV, e no saudita Yazeed Al-Rajhi.

Para os automóveis mudou-se, também, o australiano Toby Price, que já chegou a vencer a prova nas motas.

O português João Ferreira (Mini) tentará um ‘lugar ao sol’ na estreia na categoria rainha.

Nas duas rodas, o campeão mundial Ross Branch procura dar à Hero a primeira vitória no Dakar, que agora tem como diretor dsportivo o português Joaquim Rodrigues Jr.

Mas a concorrência da Honda, equipa gerida por outro português, o algarvio Ruben Faria, será grande, pois vem de duas vitórias consecutivas. O chileno Pablo Quintanilla, o norte-americano Ricky Brabec, vencedor em 2024, e o compatriota Skyler Howes, compõe a armada da Honda.

Já o chileno José Ignacio Cornejo substituiu Quim Rodrigues na Hero, juntando-se ao luso-germânico Sebastian Bühler.

A KTM, a braços com uma grave crise financeira, recrutou o australiano Daniel Sanders e o prodígio espanhol Edgar Canet, de apenas 19 anos.

Lusa

Pode também gostar

Imagem de Cabo submarino é ligado esta sexta-feira

Cabo submarino é ligado esta sexta-feira

Imagem de Governo Regional apoia MIUT com 60 mil euros

Governo Regional apoia MIUT com 60 mil euros

Imagem de Segurança Social apoiou 1645 famílias no mês de março (Vídeo)

Segurança Social apoiou 1645 famílias no mês de março (Vídeo)

Imagem de Federação pede levantamento das limitações

Federação pede levantamento das limitações

Imagem de Covid-19: Madeira vai manter estratégia de controlo de entrada de passageiros

Covid-19: Madeira vai manter estratégia de controlo de entrada de passageiros

Imagem de Alexandre Mata aposta no Citroen C2 para a época de 2017

Alexandre Mata aposta no Citroen C2 para a época de 2017

Imagem de Desafio aos governos a esclarecerem de que lado estão (vídeo)

Desafio aos governos a esclarecerem de que lado estão (vídeo)

Imagem de Magistrados do Ministério Público debatem na Madeira os problemas da classe

Magistrados do Ministério Público debatem na Madeira os problemas da classe

Imagem de Região registou 68 acidentes na última semana

Região registou 68 acidentes na última semana

Imagem de Festa da Flor conta com o orçamento mais alto de sempre (vídeo)

Festa da Flor conta com o orçamento mais alto de sempre (vídeo)

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025