A organização do 7.º Festival Literário da Madeira (FLM), que decorre no Funchal entre os dias 14 e 18 de março, confirmou hoje que a lista de participantes no programa vai integrar Viriato Soromenho-Marques e Frederico Lourenço.
O FLM, que decorre este ano subordinado ao tema "Literatura e a Web – entre o medo e a liberdade", é organizado pela Eventos Culturais do Atlântico (ECA), tendo como palco o Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal.
Este evento tem já as participações confirmadas da Prémio Nobel da Literatura Svetlana Alexievich, Pepetela, Ondjaki, Valter Hugo Mãe, Marcelino Freire, Pedro Mexia, Daniel Jonas, Maria Fernandes, Eimear McBride e Tatiana Salem Levy.
Em termos musicais, o destaque vai para o concerto de Teresa Salgueiro.
De acordo com a informação hoje disponibilizada, Viriato Soromenho-Marques e Frederico Lourenço vão participar numa conversa que será moderada pela vereadora da Câmara Municipal do Funchal, Madalena Nunes.
Viriato Soromenho-Marques é professor catedrático de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, integra o Conselho Geral da Universidade da Madeira, presidiu à organização ambientalista Quercus (1992-1995), sendo autor de mais de 400 estudos, entre os quais 20 livros sobre temas filosóficos, ambientais e estratégicos.
O seu título mais recente, "Portugal na Queda da Europa", data de 2014.
Frederico Lourenço é tradutor, ficcionista, ensaísta, poeta e professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo sido distinguido com o prémio Pessoa em 2016, ano em que foi publicado "o primeiro volume do mais ambicioso projeto enquanto tradutor até à data: a tradução da Bíblia grega", refere a nota informativa do festival.
O programa do FLM é composto por uma semana de encontros, debates, concertos, sessões de autógrafos, prevendo também momentos de divulgação da ilha.
LUSA