A iniciativa surge no âmbito do Projeto de divulgação cultural “O Museu Vai à Rua”.
O “brinquinho” é um dos instrumentos musicais mais conhecidos e associados à Madeira e, por essa razão, é também ele um símbolo das tradições e costumes regionais.
Ainda que a origem deste instrumento musical seja incerta, alguns autores defendem que o “brinquinho” terá sido trazido para o arquipélago no século XIX, estando a sua origem provavelmente relacionada com um instrumento musical idêntico, designado de zuca-truca, na Região do Minho e, de charola ou cana de bonecos, na Região do Douro.
O “brinquinho” é utilizado, habitualmente, pelos Grupos de Folclore e marcam muitos do típicos arraiais madeirenses.
O Museu Etnográfico da Madeira prepara e dinamiza, anualmente, várias Exposições Temporárias, num formato que, permitindo a itinerância, cumpre o objetivo «de assegurar uma oferta cultural descentralizada aos vários concelhos e, deste modo, acessível a toda a população», conforme refere a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço.
A governante sublinha ainda a importância destas e de outras que ajudam à “maior valorização e divulgação do património cultural, material e imaterial, reforçando a sua atractividade na captação e fidelização do público”.