O trabalho é feito com massa fimo, uma espécie de plasticina. Depois de moldadas com perícia, as peças vão ao forno para solidificar. Segue-se a pintura que tem sempre a ver com as cores do traje regional, numa alusão à Madeira e às suas tradições, terminando com a colagem em vários objetos.
O projeto ‘Ao sabor da Onda’ começou em 2005 na praia do Porto Santo quando encontrou dois búzios que foram transformados em brincos. O sucesso foi imediato junto da família e dos amigos e deu origem a uma marca artesanal.
Para Andreia, é possível transformar qualquer objeto em arte, desde que haja criatividade, inspiração e um pouco de paciência. O artesanato já foi a sua atividade principal, mas é atualmente um ‘hobbie’ que faz com muito gosto. Os colecionadores procuram muito os presépios em miniatura, assim como pessoas que querem oferecer algo diferente e acessível em termos de preço. Os valores oscilam entre os 5 e os 60 euros, sendo estas últimas peças únicas.
O projeto ‘ao sabor da onda’ vai um pouco ao sabor da maré. “Ora faço costura criativa, ora faço presépios em miniatura, ora workshops, bem como enfeites para a árvore de Natal”, explica a artesã que gosta de variar o leque de ofertas criativas.
Expor no Campanário é uma “excelente oportunidade para mostrar a marca a mais pessoas” que acaba por trazer “mais visibilidade” a um produto cem por cento regional.
Por ser um tema alusivo na Natal, a artesã gostaria de ver esta mostra integrada no roteiro de visita aos presépios que todos os anos é feito por várias entidades e instituições.
A exposição está patente até 15 de janeiro de 2022 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 09h e as 17 horas, e aos sábados, das 10h às 18 horas. A entrada é gratuita.