Madeira Vista do Céu, o novo livro do fotógrafo Gregório Cunha, usando as imagens aéreas, para nos transportar para outras paisagens. O secretário da cultura Eduardo Jesus elogia a obra e lembra que esta terá um papel importante no conhecimento da “nossa terra”.
Doze anos depois, está a decorrer no Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal, o julgamento do caso da grua que caiu, no Laranjal e fez 5 vítimas mortais, no dia da intempérie de 20 de fevereiro de 2010. O tribunal está a ouvir testemunhas. Os relatos têm sido emotivos.
Já são oficiais os apoios da DGARTES a projetos culturais madeirenses.
Já circula pelas ruas de Lisboa um elétrico turístico revestido a bordado da madeira. O elétrico histórico da Carristur, que homenageia a cultura portuguesa, apresenta peças únicas criadas para o interior e exterior deste transporte centenário.
A exposição 'Alzheimer: As memórias escondidas', da autoria de Heriberto Gomes, filho de emigrantes madeirenses, foi declarada de interesse cultural na Costa Rica pelo presidente da República e pela ministra da Cultura do país. Abriu ao público no dia 30 de janeiro, no Museu Municipal de Cartago. Desde esse dia, 3.000 Pessoas já passaram pelo espaço, um recorde desde que o Museu abriu em 2010. A reportagem é do jornalista Marco António Sousa
O filme 'Super Natural', do realizador português Jorge Jácome, foi exibido no Festival de Cinema Art of the Real, em Nova Iorque. A longa-metragem chegou aos Estados Unidos um mês depois de se ter estreado no Festival de Cinema de Berlim, onde obteve o prémio da federação internacional de críticos de cinema. O filme foi integralmente rodado na Madeira e conta com a co-produção e participação de elementos do grupo madeirense Dançando com a Diferença. A reportagem é da jornalista Cláudia Ornelas.
O escritor Raul Minh'Alma esteve na Madeira para apresentar o novo livro "Se me amas, não te demores". É a terceira vez que o autor vem à Região.
O anúncio foi feito pelo bispo do funchal, que hoje presidiu no Monte a uma missa que assinala os 100 anos do falecimento do beato.
A vida do imperador da Áustria e da mulher, exilados na Madeira, deve ser uma inspiração para os jovens casais. É a conclusão a que chegou a autora francesa. A apresentação do livro "Carlos e Zita de Habsburgo", em português, aconteceu ontem no Funchal.
No centro de Machico, ao longo do dia de hoje, 1 de abril, gravações no âmbito da série “Os Abandonados”, para a RTP, que tem como realizador Francisco Manso. O elenco da série tem nomes de referência da televisão portuguesa como Virgílio Castelo ou Vítor Norte.
A Casa-Museu Amália Rodrigues será integrada na rede de Casas e Museus de Músicos Europeus (CMME), no próximo domingo, juntando-se a cerca de 40 entidades de 20 países da Europa, anunciou hoje a fundação da fadista.
Ontem à noite houve um jantar, oferecido pelo Representante da República, em homenagem aos descendentes do imperador, que contou com a presença do vice-primeiro-ministro da Hungria.
Entre 20 e 25 de abril, Santa Cruz recebe a primeira feira do livro, na promenade dos Reis Magos. O evento promete oferta cultural, com a presença de escritores, livreiros e artistas.
Teve lugar ontem, dia 30 de março, na sala infanto-juvenil da Biblioteca Municipal Francisco Álvares de Nóbrega uma mesa redonda onde foi debatido a Cultura no concelho de Machico. A iniciativa surge de um trabalho prático de Ana Luísa Nunes e Cláudia Moniz, duas estudantes da Universidade da Madeira do curso de Educação Básica.
O ator norte-americano Bruce Willis deixará de representar por questões de saúde, na sequência de um diagnóstico de afasia, que afeta a fala e a linguagem, revelou hoje a família.
"Livrai-nos da peste" é uma opereta que estreia dia 8 de abril, no Teatro Municipal Baltazar Dias. Um espetáculo onde se aliam o teatro e a música e que faz uma ligação histórica entre a peste negra e a covid 19.
O concerto pela paz, organizado pelo Conservatório da Madeira, angariou mais de três mil e 200 euros, que vão ser doados aos refugiados da Ucrânia. O Teatro Baltazar Dias foi o palco escolhido para este concerto solidário, protagonizado pela Orquestra Académica do Conservatório.
Uma obra lançada por ocasião do centenário da morte do beato Carlos D'Áustria.
São 73 alunos de 10 conservatórios do país que participam num concerto, no âmbito do projeto orquestra jovem dos conservatórios oficiais de música. Antes, durante uma semana, decorrerá um estágio na região que culmina com um concerto a 9 de abril.