A Gala de Folclore Maria Ascensão fez subir ao palco quatro grupos de dança. Depois de quatro anos de paragem, a tradição foi celebrada por dezenas de pessoas na Camacha.
O Grupo de Folclore Monteverde vai organizar um festival regional no próximo dia 22, em São Vicente. Marco Mendonça, da organização dá conta das presenças já confirmadas.
O tenor e compositor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Altice Arena em Lisboa em 30 de junho e 01 de julho de 2023, em dois concertos “inéditos”, nos quais far-se-á acompanhar por uma orquestra e um coro.
A Gala de Folclore Maria Ascensão, organizada pelo Grupo de Folclore da Casa do Povo da Camacha, sobe hoje ao palco no Largo da Achada. É um regresso depois de uma paragem de quatro anos. Este ano os dois grupos convidados são do continente como explica Avelino Sousa da organização. Na edição deste ano a cantora madeirense Diana Duarte também vai atuar. A gala começa às 21 horas
Até ao dia 16, passam pelo palco os muitos grupos ligados à freguesia e outros convidados. Ricardo Vasconcelos, presidente da Casa do Povo da Camacha descreve como está organizado o espaço da Achada. A par dos espetáculos decorrem diversas oficinas. Haverá também um espaço denominado "a venda" onde terá lugar uma feira de pão de casa da Camacha.
O humorista Nilton encheu a placa central do Fórum Madeira, no último dia do Humor Fest. Foi a quarta edição do festival.
O evento realiza-se entre 25 de agosto e 11 de setembro no Parque Eduardo Sétimo. O secretário do Turismo lembra que a edição deste ano marca o regresso da Madeira ao evento, após dois anos de interregno. Eduardo Jesus quer aproveitar a Feira para dar a conhecer o trabalho de investigação que se realiza na Madeira e aproximar-se dos madeirenses que residem em Lisboa.
Os carros usados estão a ser mais procurados e há preços a subir, num ano, até 30 por cento. Uma procura que acontece devido ao atraso das fábricas na entrega de automóveis novos.
A Casa da Cultura de Santa Cruz vai mostrar, em Setembro, uma exposição sobre a obra do arquiteto Luís da Conceição Teixeira, que desenhou o Mercado de Santa Cruz e também a ampliação da Câmara Municipal. O arquiteto, que nasceu no Funchal e estudou no Porto, deixou por toda a ilha obras caracterizadas por uma linguagem moderna, explica o coordenador da Casa da Cultura, Emanuel Gaspar.
O Conservatório de Música da Madeira distinguiu seis alunos e ex-alunos da instituição. Foi a primeira edição do prémio "Jovens talentos do Conservatório".
O auditório do Centro de Congressos da Madeira foi palco do espetáculo "E tudo o Morto levou", de Marina Mota. Foi a estreia do espetáculo na Madeira.
A ceramista portuguesa, nascida na Madeira, Natália Dias ganhou este ano pela segunda vez uma medalha de ouro do Festival Ceredigion National Eisteddfod no País de Gales com uma série de cabeças de mulheres inspiradas nas mitologias grega e celta. A medalha de ouro para a categoria de design e artes decorativas (gold medal for craft and design) inclui um prémio monetário de 5.000 libras (6.000 euros), mas é o reconhecimento da obra que mais a artista de 44 anos mais valoriza.
As memórias das primeiras viagens dos emigrantes madeirenses para Caracas estão reunidas numa exposição promovida pelo semanário português "Correio da Venezuela". Estão expostas fotografias dos viajantes dos barcos que faziam as ligações entre os anos 50 e 70 do século passado e também malas antigas de passageiros. A mostra pode ser visitada no consulado geral de Portugal em Caracas e vai também poder ser apreciada noutros espaços na Venezuela.
Todas as sextas-feiras deste mês são exibidas películas, a partir das 21h30. Emanuel Gaspar, coordenador da Casa da Cultura de Santa Cruz, destaca a qualidade dos trabalhos que serão vistos pela primeira vez na Região, muitos deles premiados.
O piloto madeirense Américo Gouveia deu um toque no carro, um Citroen DS3 R5.
Nas sextas-feiras deste mês, o artista plástico Diogo Goes vai desenvolver atividades de expressão plástica dirigidas a seniores, utentes do Centro de São José, em Câmara de Lobos. Diogo Goes explica que a iniciativa se insere no projeto europeu "Mail Art 4 Seniors", co-financiado pelo Programa Erasmus +, que conta com a coordenação regional da Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi. A Mail Arte ou Arte Postal, é uma forma de expressão plástica que recorre a objetos relacionados com os correios.
O espólio foi oferecido pela família de Agostinho Cardoso, o último proprietário do jornal.
O filme madeirense "Posso olhar por ti" estreou no Festival de Cinema de Avanca. O projeto surgiu na Escola de Dança do Funchal e tem uma componente social, protagonizada por crianças.