O encenador Tiago Rodrigues afirmou hoje lidar com o passado ditatorial português com uma “dupla noção”, de gratidão por quem se sacrificou e contribuição com uma prática diária de defesa desses valores, como se estivessem em causa.
Termina hoje a décima quinta edição do Festival do Cinema Italiano. Este ano o festival marcou o centenário de Pier Pazolini, um dos grandes nomes do cinema italiano. Adriano Smaldone, programador Festival do Cinema Italiano, fala sobre os possíveis projetos para 2023 na Madeira.
A Direção Regional da Cultura está a fazer um levantamento do património cultural imaterial da Região. Uma forma de garantir e preservar a identidade cultural.
Há um Jardim de Sombras para apreciar no Madeira Shopping. O projeto criado por Cristiana de Sousa foi um dos vencedores de uma iniciativa cultural para os artistas regionais e está exposto no piso 0
A importância do teatro e da expressão artística no desenvolvimento das crianças é o nome de uma conferência que decorre hoje na Junta de Freguesia de Machico. A iniciativa - promovida pelo grupo de Teatro Mãos d'Arte - Associação Cultural - é gratuita e aberta ao público. Elisabete Ferreira, vice-presidente deste grupo, justifica a pertinência da temática, abordando a importância do teatro no desenvolvimento das crianças
O Festival Santa Casa Alfama está de regresso a Lisboa para uma edição que vai homenagear o madeirense Max, uma das figuras centrais da música popular portuguesa no século XX. Vão ser mais de 10 palcos para se ouvir cantar fado.
Em Lisboa, começa hoje o maior festival de fado do mundo, o Santa Casa Alfama. Este ano, inclui uma homenagem ao cantor madeirense Maximiano de Sousa
Esta tarde, no Largo do Chafariz, foi apresentada a comédia Pedro Bond, inspirada nos filmes de espionagem e que teve como protagonista o ator Pedro Araújo Santos.
O Governo aprovou a aquisição de 73 obras de arte de 64 artistas, em 2022, para a Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE), no valor de 800 mil euros, que tinha sido anunciado como teto para este ano.
Depois de dois anos de paragem devido à pandemia, a Festa do Cinema Italiano está de regresso ao Funchal. Entre quinta e domingo vão ser exibidos doze filmes.
É um festival de arte multidisciplinar, nas ruas do Funchal. Entre os dias 23 e 30 de setembro, a cidade será palco de vários eventos, desde a pintura, ao cinema, ao teatro e até à gastronomia.
A Fundação Inatel organiza, entre hoje e sexta feira, o Festival Teatro de Rua em parceria com a Escola profissional das artes da Madeira e a Universidade da Madeira. Érica Livramento, Diretora da Fundação Inatel, explica que o principal objetivo é combater o preconceito sobre os artistas de rua.
Uma exposição coletiva de pintura e fotografia, elaborada por dois utentes do Instituto de São João de Deus, estará patente até o dia 23 no Museu Casa da Luz. A exposição compreende 18 trabalhos (10 de pintura e 8 de fotografia digital) que poderão ser adquiridos pelo visitantes. Dez por cento do valor das vendas reverte para a Associação de Familiares e Amigos da Casa de Saúde São João de Deus.
A visita do ministro da Cultura a diversos projetos de cultura urbana marca o arranque, no próximo dia 20, de um programa de percursos temáticos que tem como objetivo conhecer e dar voz à realidade cultural portuguesa.
O presidente do CCB, Elísio Summavielle, garantiu hoje a transição da coleção Berardo para aquele que será o “Museu de Arte Contemporânea de Belém” e adiantou haver conversações com o Museu do Chiado, mas não se comprometeu com datas.
O Festival Mariofa (marionetas e outras formas animadas) vai regressar ao Funchal entre 6 e 8 de outubro.
Eros Atomus tem aproveitado as férias na Madeira, para tocar na rua.
O Teatro Baltazar Dias vai receber a estreia do espetáculo "Numa manhã de nevoeiro". Uma encenação de João Miguel Garcia, que sobe ao palco no próximo domingo, às 18 horas.