O mestre Jorge Andrade foi o último entalhador de arte sacra na Região. Dois anos depois de morrer, as ferramentas e algumas das obras foram expostas numa homenagem no Parque Temático.
A história da Madeira foi o tema de inspiração para o Concerto de Carnaval da Orquestra Clássica. Alunos do conservatório e do programa ERASMUS juntaram-se aos momentos de boa disposição
A Quinta Magnólia - Centro Cultural inicia um projeto expositivo designado A Prata da Casa - Histórias por Contar’, evento que terá periodicidade anual. Nesta primeira edição, estabelece parceria com o Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's. Na Quinta Magnólia foi inaugurada a exposição que conta com diversas fotografias históricas.
Aos 22 anos Luís Fernandes está a trabalhar num álbum (ep) a solo para lançar ainda este ano. A última composição chama-se ‘Twenty-two’. O músico tem mais de 50 mil seguidores no tiktok.
Dois museus da Madeira - o MUDAS, Museu de Arte Contemporânea, na Calheta, e o Museu Henrique e Francisco Franco, no Funchal, fazem parte, a partir de hoje da rede Portuguesa de Arte Contemporânea. Um dos benefícios desta integração é a possibilidade de se candidatarem a apoios nacionais, da Direção Geral das Artes.
Já esta tarde, o presidente do Governo Regional visitou as obras do Convento de Santa Clara, que abre a 18 de abril, data assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Miguel Albuquerque explica que as entradas vão custar cinco euros.
Um circo assombrado é o cenário da nova peça que a companhia contigo teatro estreia esta sexta-feira no Teatro Municipal Baltazar Dias. Em palco estarão nove atores, a maioria jovens formados pelo Conservatório Escola das Artes.
O ex-presidente do Sindicato de Magistrados do Ministério Público comentou o caso do padre Anastácio, ex-pároco no Funchal que alegadamente assumiu os crimes de pedofilia mas não conseguiu ser detido.
O quadro Banana Woman, da artista portuguesa Paula Rego, foi vendido em leilão na quarta-feira por 266 mil euros, revelou a leiloeira Veritas.
O filme "Ice Merchants", do realizador português João Gonzalez, nomeado para os Óscares, estreia-se hoje nos cinemas portugueses, numa iniciativa dedicada a uma curta-metragem, pouco usual em Portugal. A equipa que coloriu esta curta metragem contou com o porto-santense Luís Vital. No Funchal, o filme pode ser visto nos cinemas NOS do Fórum Madeira.
A atriz norte-americana Raquel Welch, considerada um símbolo sexual nos anos 1960 e 1970 na indústria cinematográfica dos Estados Unidos, morreu hoje aos 82 anos, revelou a revista Variety, citando o agente da artista.
No último semestre a Associação Luso Sul Africana e o Consulado na Madeira já receberam mais de 600 emigrantes e luso-descendentes. Uma consequência da atual situação na África do Sul.
A representação portuguesa na edição deste ano da quadrienal de Praga (a mais importante mostra internacional nas áreas do design de cena, cenografia e arquitetura teatral) poderá ter contributos de todos os madeirenses que assim o desejarem. Esses contributos podem ser entregues até 3 de março na Biblioteca Municipal do Funchal.
A escritora portuguesa Maria do Rosário Pedreira venceu o Prémio Literário Casino da Póvoa 2023, com o livro “O Meu Corpo Humano”, atribuído no âmbito do encontro literário Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim, anunciou hoje a organização.
A opinião é de Marcela Costa, que orienta uma oficina de escrita criativa para teatro na Biblioteca Municipal do Funchal.
A secretaria regional do Turismo e Cultura está a reeditar, para este formato, a produção literária de João dos Reis Gomes.
Edmundo Bettencourt foi o homenageado da Academia do Fado da Canção e da Guitarra de Coimbra, que hoje juntou-se no Funchal. A Região antecipa-se, assim, ao calendário da Academia que vai promover eventos dedicados ao fado de Coimbra por todo o pais.
Esta é uma manhã apelativa para uma visita guiada à exposição de Lourdes Castro, que está patente no Mudas - Museu de Arte Contemporânea. Márcia Sousa, a diretora do museu, descreve o que pode ser visto.
O Grupo de Folclore Monteverde assinala o vigésimo primeiro aniversário este fim-de-semana, com uma missa e com uma noite de repentismo - despique e xaramba - na zona Velha da Cidade, junto à Capela do Corpo Santo. Um dos objetivos do grupo para este ano é o lançamento de um DVD sobre usos e costumes da freguesia do Monte. Marco Mendonça, presidente do grupo, destaca o facto de o grupo ter atuações quase todos os dias da semana, algumas a bordo de navios de cruzeiro.