Está marcada para sexta-feira a abertura oficial do Centro Cultural e de Investigação do Funchal. O projeto envolve um investimento de cinco milhões de euros.
O espaço, originalmente inaugurado em 1940 como matadouro, tem agora foco na cultura e na investigação. O espaço vai criar 135 novos postos de trabalho. O centro conta ainda com uma sala de espetáculos com capacidade para 375 pessoas sentadas.
Vão participar 300 artistas da Madeira e do Continente.
A segunda intervenção no único mural de arte urbana legal da Região, levou vários artistas até Câmara de Lobos. O projeto é uma iniciativa da Galeria Moral.
A Madeira acolhe a exposição itinerante do Teatro Nacional Dona Maria II, intitulada ‘Quem és tu?’. A exposição lembra obras emblemáticas que passaram e até mesmo estrearam na Região.
A amizade e o amor foram os temas do concerto inaugural da temporada da Orquestra Clássica da Madeira. Evan Alexis Christ foi o maestro convidado
A cultura do Hip Hop e do RAP marca hoje presença nos jardins do Ilhéu em Câmara de Lobos. É parte do projecto Urban Connection - conexão urbana. Envolve artistas dos balcãs e da União Europeia com o objetivo de fortalecer a cooperação cultural entre seis países
O concerto de abertura do ano letivo do conservatório realiza-se às 18h00. O espetáculo, que se realiza na Assembleia Legislativa, é o resultado do segundo estágio de bandolim e guitarra, que durante uma semana reuniu 33 alunos e 7 professores. A atuação inclui os sons das harpas, violas de arame, contrabaixos e do violino. Para além das músicas para bandolim, vão ser tocadas adaptações. O espetáculo tem entrada livre e está marcado para as 18h00.
Está prevista uma ocupação de 93 por cento para os dias do Festival Colombo, no Porto Santo. São esperados cerca de 4 mil visitantes de fora da ilha. Este ano, o Governo Regional investe 205 mil euros no evento. O festival realiza-se entre quinta-feira e sábado da próxima semana.
São peças que têm percorrido o país no âmbito da iniciativa ODISSEIA NACIONAL, num ano em que o emblemático Teatro Dona Maria II, no centro de Lisboa, está encerrado para obras. Na Madeira, os palcos escolhidos são o Teatro Baltazar Dias, no Funchal, e o MUDAS, na Calheta.
5 são estreias absolutas na Região, como a peça 'últimos dias', que entra em cena já amanhã. Mais de 300 artistas vão atuar nos próximos 6 meses. Numa temporada que vai contar com uma nova sala de espetáculos, que será inaugurada no final da próxima semana. Pedro Calado, presidente da câmara do Funchal, destaca o investimento da autarquia na cultura
Um programa que pode acompanhar, a partir das 19h30, na RTP Madeira.
O vencedor do Prémio John dos Passos é investigador, professor na Universidade Nova de Lisboa e autor de diversas obras sobre a história de Portugal. Dedica-se também ao romance histórico. Entrevistado pela Jornalista Lília Mata, João Paulo Oliveira e Costa fala sobre o livro «Portugal na História - Uma identidade», vencedor do Prémio que tem o nome do escritor com ascendência da Ponta do Sol.
«Braguinha Lírico» é nome do novo álbum de Paulo Esteireiro, que tem como protagonista o instrumento característico da Madeira. O disco conta também com a participação do músico Mário André e foi apresentado pela Associação Musical e Cultural Xarabanda.
O júri decidiu por unanimidade premiar a obra, um ensaio histórico, Portugal na história uma identidade, publicada pelo círculo de leitores. Bernardo Vasconcelos, presidente do júri explica a decisão.
O programa é vasto e só termina em 2024. Destaque para os jovens músicos e o regresso do festival de música da Madeira.
A edição comemorativa dos 30 anos de "In Utero", o terceiro álbum de estúdio dos Nirvana, vai contar com 53 inéditos gravados ao vivo, e chegará ao mercado no próximo dia 27 de outubro, anunciou hoje o 'site' oficial Nirvana.
A temporada artística 2023/2024 da Orquestra Clássica da Madeira vai ficar marcada pelo regresso do Festival de Música da Madeira. O evento vai acontecer em março do próximo ano e regressa após oito anos de ausência.
O Museu de História Natural do Funchal abre as portas aos professores para dar a conhecer plano de atividades para o novo ano letivo. O diretor Ricardo Araújo explica a iniciativa que acontece ao longo do dia de hoje, depois de amanhã e na próxima terça-feira. Ao longo do ano letivo, os docentes vão preparar as visitas dos alunos ao Museu de História Natural. No ano passado, 5 mil alunos visitaram o espaço, que ao todo teve mais de 13 mil e 500 visitantes.