Um grupo de quatro madeirenses participa, nos Açores, na Festa de Cantadores e Tocadores ao Desafio. O espetáculo envolve também cantadores açorianos e está marcado para as 18h30. Roberto Moniz, um desses participantes, descreve o evento que vai decorrer no pavilhão multiusos da freguesia de Candelária, na ilha de São Miguel. O dinheiro angariado com a venda de bilhetes reverte para a Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio.
O património gastronómico madeirense tem agora um novo instrumento de divulgação. Trata-se do livro «Receitas Madeirenses - A Biqueira», da autoria de Sandra Cardoso, conhecida por «A biqueira». São receitas da autora, num projeto que tem agora três anos e que começou com a divulgação de vídeos nas redes sociais. O livro é apresentado às 17h00 no Museu Etnográfico da Madeira. Além do livro será apresentado um sítio na internet, abiqueira.com.
O evento tem como objetivo mostrar o património instrumental. A iniciativa decorre até ao dia 22 deste mês.
O Palácio de Versalhes, em França, foi hoje evacuado após uma ameaça de bomba, disseram fontes policiais à agência AFP.
Abre hoje, a Galeria Lourdes, que fica na quinta São João em Câmara de Lobos. A inauguração do espaço de arte é hoje à tarde. A primeira exposição tem o nome «Madeira, ponto de encontro de arte moderna brasileira e portuguesa».
O museu do Louvre anunciou que estará encerrado este sábado «por razões de segurança». O anúncio chega numa altura em que França decretou o estado de alerta de atentado, após um ataque com faca numa escola secundária na cidade de Arras que vitimou um professor.
O painel «Avestruzes Bailarinas do filme Fantasia de Walt Disney», de Paula Rego, foi hoje leiloado em Londres por 3,5 milhões de euros, um novo recorde para uma obra da artista portuguesa, confirmou a leiloeira Christie's.
Os sons da guitarra clássica e de Coimbra, com as composições para piano dos noturnos de Chopin são ouvidos num concerto diferente, às nove da noite, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, situado no antigo Matadouro. O espetáculo «De Chopin até à Lapa» inclui também musicas de Artur Paredes e do filho Carlos Paredes. Os bilhetes podem ser adquiridos no lugar do concerto, que tem a duração de quase uma hora e meia. Cada entrada custa 15 euros.
Hoje, na rubrica «Madeirenses Como Nós», conhecemos o contrabaixista Higino Andrade, que vivem em Berlim, na Alemanha, um lugar onde existem muitas oportunidades para quem quer fazer da arte um modo de vida.
A professora Ana Costa descreveu a situação no Porto Moniz.
Os cinemas portugueses acolheram, em setembro, 944 mil espectadores, o que representa um aumento superior a 44% face a setembro de 2022, com a Cinemundo a manter-se na liderança da distribuição cinematográfica, pelo segundo mês consecutivo.
Há jovens madeirenses que estão a regressar a setores de atividade mais tradicionais, como é o caso do bordado Madeira. Esta é pelo menos a perceção de Regina Ribeiro, que iniciou uma formação nesta área na Casa do Povo da Calheta.
As figuras que fazem a história do rap em Portugal, dos artistas a editoras, passando por festivais, radialistas e até lojas, estão reunidos no livro “Hip Hop Tuga – Quatro décadas de rap em Portugal”, que é hoje editado.
Vários professores universitários, da Madeira e do continente, criaram um documento a que chamam manifesto de Óbidos. Um dos objetivos é fazer do português uma língua de cultura e de ciência, não só o contexto a lusofonia mas também no mundo.
A banda desenhada é um recurso pedagógico ainda por explorar nas escolas, como forma de dar a conhecer a história da Madeira. O responsável pela maratona criativa de 24 horas a fazer banda desenhada juntou 20 artistas e considera que os trabalhos produzidos são de excelente qualidade.
São cada vez menos os artesãos que se dedicam a fazer os tradicionais barretes de vilhão, também conhecidos por barretes de orelhas. É a realidade dada a conhecer por Maria da Luz Ornelas, artesã que se dedica a esta arte há mais de 20 anos e que, e que tem dado formação sobre esta arte.
Dois filhos decidem mudar-se para a Madeira, para cuidar da mãe que sofre de Alzheimer. É a história da primeira longa metragem do realizador madeirense, João Brás. O filme «Mère» deve chegar às salas de cinema do país no próximo ano.
O Festival Nacional de Folclore de Santo António juntou cinco grupos no Pico dos Barcelos. Os responsáveis pelos grupos admitem que nem sempre é fácil recrutar novos membros, para alimentar a tradição.