A Madeira tem identificadas mais de duas dezenas de expressões do património imaterial. A Procissão das Cinzas, em Câmara de Lobos, será o tema em discussão do próximo encontro regional, em setembro do próximo ano. A romagem de São Pedro, em Santa Cruz, está em fase de candidatura ao inventário nacional.
A banda municipal de Câmara de Lobos celebrou este fim de semana 151 anos de existência. É uma das coletividades mais antigas da Região. A data foi assinalada com várias homenagem ao maestro Alberto Barros
Uma garantia deixada pelo presidente do Governo Regional, na cerimónia de descerramento de uma placa do prémio europeu alusivo à recuperação do teto mudéjar da Sé. O prémio Europa Nostra distinguiu 30 projetos de recuperação do património em 21 países europeus. Uma placa à entrada da Sé do Funchal assinala o galardão europeu.
Israel, Itália e Espanha estiveram representadas no oitavo Festival de Bandolins da Madeira. Na Região há mais de 300 praticantes
Faleceu Sara Tavares. A cantora e compositora tinha 45 anos e lutava há mais de uma década lutava contra um tumor no cérebro. Estava internada no Hospital da Luz, em Lisboa, noticia a SIC Notícias.
Para assinalar 151 anos, a Banda Municipal de Câmara de Lobos tocou hoje nas ruas principais da cidade, atraindo as atenções. Junto à Capela de Nossa Senhora da Conceição, Câmara Municipal, Igreja Matriz e da sede da coletividade a jornalista Lília Mata testemunhou o momento em que se escutou o hino da banda
Termina hoje o oitavo Festival Internacional de Bandolins da Madeira. Às 20 horas realiza-se o último concerto que traz de regresso à terra natal o artista madeirense Nuno Filipe, atualmente a residir na Alemanha. Norberto Cruz, responsável pela organização do festival, destaca o carácter experimental do concerto intitulado 'Jardins e Bandolins'.
A Associação Teatro Experimental do Funchal tem em cena até ao final de Dezembro uma peça infantil baseada na conhecida história de Dumbo, o elefante com orelhas grandes. A adaptação, a dramaturgia e a encenação são da responsabilidade de Ester Vieira, que fala de uma peça com um duplo sentido.
Dois músicos israelitas sobem hoje ao palco do Teatro Municipal Baltazar Dias, em mais um concerto integrado no oitavo Festival Internacional de Bandolim da Madeira. Norberto Cruz destaca o extenso currículo dos convidados. Um concerto que acontece às 20:00 horas
Depois do desenho, Júlia Barros aventura-se agora na pintura abstrata. Desordem é um processo de experimentação que resultou numa exposição.
Estampar peixes com tinta de choco em tecido é o foco de um projeto artístico sobre o mar. A exposição 'Impressões de Peixe' está patente no Museu de História Natural do Funchal até março do próximo ano.
A família de Octaviano Correia prepara a edição de uma coletânea de poesia e contos do escritor que faleceu o ano passado. ‘A avó que nasceu duas vezes, histórias do impossível’, o último livro do autor, foi apresentado hoje no Funchal
Para Norberto Cruz, responsável pelo Festival, trata-se de uma oportunidade para criar pontes culturais. O conhecido bandolinista e presidente da Associação de Bandolins da Madeira diz que até já há quem conheça a Madeira como «a ilha dos bandolins». O Festival acontece no palco do Teatro Municipal Baltazar Dias, às 20h00 de hoje, com um grupo de Itália. O Festival decorre até ao próximo dia 19, em simultâneo com o Trigésimo Oitavo Encontro Regional de Tunas e Orquestras de Bandolins da Madeira, que este ano se internacionaliza ao contar com uma presença de Espanha, em intercâmbio com a Orquestra de Bandolins da Camacha. As entradas custam 10 euros, mas as crianças e pessoas com mais de 65 anos pagam metade.
Chama-se Manuel Moniz, tem 73 anos e só há pouco tempo deixou de construir instrumentos musicais, desde os cordofones madeirenses, às guitarras, bandolins e violinos. Algumas dessas peças estão em exposição na sala de atividades da junta de freguesia de Machico, onde o mestre vai ser homenageado este sábado e vai ser entregue um prémio com o seu nome.
Um prémio que visa destacar projetos que inspirem os jovens a participar ativamente no desenvolvimento futuro.
Chama-se «Roteiro de Liberdade» e é um livro que reúne 11 lugares simbólicos da história de luta contra o Estado Novo na Madeira. É um trabalho do jornalista Nicolau Fernandez, que compilou informações dos documentos da PIDE - Polícia Internacional e de Defesa do Estado, na Região. O roteiro é uma iniciativa da galeria Anjos Teixeira.
O Orfeão Madeirense, grupo coral fundado há mais de cem anos, prepara-se para lançar um campanha de angariação de novos elementos. O problema continua a ser a falta de vozes masculinas.
16 pinturas criadas em torno de João Carlos Abreu e do tropicalismo da Madeira estão em exposição na Câmara Municipal do Funchal. As obras são do artista brasileiro Adonis Galvão.