"Orquestrofone – Música com História" é o tema do CD que será apresentado amanhã no Funchal, que regista o património musical daquele equipamento instalado no Museu Quinta das Cruzes. A cerimónia terá lugar pelas 17h30, no Museu Quinta das Cruzes e contará com a presença do Secretário Regional, Eduardo Jesus.
Este orquestrofone, que tem o número de registo 3151, foi comprado por João José Rodrigues Leitão, Visconde de Cacongo, a 23 de agosto de 1900, durante a Exposição Universal de Paris, que o transportou para a Madeira e o instalou no jardim da Quinta da Mãe dos Homens.
Em 1978, foi adquirido pelo Governo Regional da Madeira, e encontra-se agora instalado num pavilhão construído para o efeito, no Museu Quinta das Cruzes.
O CD é uma edição da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, tendo o trabalho sido dirigido por Teresa Pais, diretora daquele museu, com coordenação do musicólogo Vítor Sardinha.
O CD foi concretizado pelo estúdio de Paulo Ferraz e inclui um conjunto de 27 temas musicais daquele instrumento musical mecânico.
Lusa