Assim, no dia 18 o Museu Casa estará aberto, de forma interrupta, das 10 às 17 horas.
Nos restantes dias, de quarta a sábado, a abertura decorre das 10 às 12h30 e das 14 às 18 horas com entrada gratuita nestes dias.
A exposição “Recuperamos as memórias e Reimaginamos o Futuro”, surgiu do repto lançado pelo ICOM no sentido de se desenvolver iniciativas que permitissem não só recuperar a essência da missão de cada Museu, per si, como também de ter a capacidade de se reimaginar para alcançar um futuro que nos garanta a continuidade e preservação do nosso património cultural.
E é neste tempo, em que a pandemia nos obrigou a refletir sobre o modo como conseguiremos manter a transmissão do conhecimento da nossa história, que consideramos fundamental regressar ao ponto onde tudo começou, para a partir daí, reimaginar o futuro, através do digital, com a criação de um novo site e de novidades tecnológicas (em desenvolvimento) que permitirão aos visitantes uma melhor acessibilidade às peças do acervo museológico, nomeadamente através da realidade aumentada. O Museu de Eletricidade “Casa da Luz”, como lugar de referência e identidade de uma memória coletiva surge da vontade de se criar um espaço que refletisse a história do sector elétrico na Madeira. Na exposição temporária patente na Casa da Luz até ao dia 17 de julho, procuramos contar como ocorreu essa reconversão do espaço industrial em espaço museológico. É possível recordar as imagens da construção do Museu Casa da Luz. No percurso expositivo são apresentados objetos das coleções existentes no Museu e que por norma se encontram na sala de Reservas Técnicas do Museu: máquinas, aparelhos de medidas, lâmpadas, reóstatos, ferramentas, eletrodomésticos, aparelhos de escritório. Paralelamente encontram-se expostos alguns
Cartazes da história do grafismo e da publicidade, no período que se ensaiavam novas fórmulas de persuasão, com desenhos apelativos, onde a ideia da luz era explorada nos seus valores de modernidade. Nesta exposição poderão igualmente ser vistos, na secção dos eletrodomésticos, equipamentos únicos que nos remetem para o passado dos nossos avós, sendo de destacar a grande variedade de rádios expostos, máquinas de lavar roupa, ferros de engomar, fogões, aspiradores entre outros.