"Aquilo que se quer é uma fusão de expressões culturais, que vai ser materializada ao longo do mês de setembro, através de um conjunto de criações artísticas no campo experimental", disse o secretário regional Eduardo Jesus, na apresentação do evento, no Museu de Arte Contemporânea da Madeira , concelho da Calheta, zona oeste da Madeira.
As primeiras MUDAS.Experiment Sessions vão privilegiar a música e o ‘videomapping’ (projeção de imagens), em interação com as obras expostas no local, sendo que o programa inclui quatro concertos de 45 minutos cada, agendados para quatro sábados de setembro, outubro, novembro e dezembro.
Os artistas em palco vão ser Gonçalo Caboz (05 de setembro), TDF (03 de outubro), Alexandre Andrade e Francisco Andrade (07 de novembro) e Nubélia Fernandes e Irene Rodrigues (12 de dezembro).
Os Glitch Visual Artists – Mário Lopes e Carla Alexa Nunes – promovem, por seu lado, sessões de ‘videomapping’ em todas as datas.
"Há aqui a preocupação de trazer para este evento artistas madeirenses, ocupá-los, dar-lhes espaço, dar-lhe palco, lançá-los, afirmar a sua capacidade e a sua performance neste espaço magnífico", disse Eduardo Jesus, sublinhando a importância da "intercomunicação multidisciplinar".
Os concertos são abertos ao público, mas também serão divulgados nos canais digitais da Secretaria Regional do Turismo e Cultura e na plataforma da Câmara Municipal da Calheta, parceira do Governo Regional neste projeto.
"Esta é mais uma iniciativa que caracteriza bem a dinâmica deste espaço e significa que a oferta está a encontrar o público apropriado e também que essa oferta está a corresponder às necessidades desse público", afirmou Eduardo Jesus, lembrando que o Museu de Arte Contemporânea da Madeira foi já palco de 30 oficinas criativas, entre 01 de julho e 01 de agosto, que envolveram mais de 700 participantes.