A Quinta Pedagógica dos Prazeres promove este fim de semana a I Mostra de Camélias, evento que conta com a participação de mais de 20 expositores locais, informou hoje a organização.
"É um pretexto para movimentar a freguesia do ponto de vista turístico e estimular o convívio entre a população", disse à agência Lusa do padre Rui Sousa, responsável pelo projeto, explicando que o mesmo surge no seguimento da celebração do ano Jubilar da Misericórdia, que terminou em novembro do ano passado.
A igreja paroquial dos Prazeres foi nomeada em 2016 como local de peregrinação e marcada com a entrega de uma cameleira a cada família, para ser plantada nas suas casas, sendo agora promovida uma mostra que assinala o fim do ano jubilar.
Na missa de domingo, 12 de fevereiro, o padre Rui Sousa vai proceder à bênção das flores, que depois serão distribuídas pelos participantes.
"Vamos pedir a cada pessoa que se comprometa a visitar, nesse dia, um doente ou um idoso que viva isolado, a quem deverá entregar a camélia", explicou o pároco.
A I Mostra das Camélias visa também "perpetuar os objetivos do ano jubilar", sobretudo ao nível da "maior aproximação da Igreja às pessoas", seguindo as indicações do Papa Francisco.
O projeto Quinta Pedagógica dos Prazeres, inaugurado em 2000, desenvolve-se nos terrenos adjacentes à igreja e abrange várias áreas, nomeadamente um espaço agrícola para a introdução de novas culturas e novos métodos de produção; um jardim de ervas aromáticas e plantas outrora utilizadas na medicina popular e uma casa de chá.
A Quinta é atualmente um dos polos mais dinâmicos da freguesia, tendo já promovido eventos como a mostra da sidra, a debulha de trigo, o leilão de galos e a bênção dos animais.
LUSA