O lançamento do MONK SEAL insere-se no projeto educativo “Leva Portugal ao Mundo” que tem como coordenador nacional a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), com a parceria do Instituto Superior Técnico (centros de investigação ISR e MARETEC). Na Madeira, o projeto contou com o apoio local da Estação de Biologia Marinha do Funchal (Departamento de Ciência e Recursos Naturais da Câmara Municipal do Funchal).
Munido de um equipamento GPS, este pequeno veleiro vai permitir aos alunos seguirem a sua rota enquanto atravessa o Oceano ao sabor do vento e das correntes. Se o barquinho chegar a um novo destino, de imediato se desenvolvem relações entre quem o lançou e quem o recebeu, permitindo uma interação entre alunos de diferentes países e culturas.
O MONK SEAL é um de três veleiros portugueses a ser lançado ao mar no âmbito do projeto “Leva Portugal ao Mundo”. O seu lançamento será ainda integrado numa regata internacional promovida pelo projeto educativo norte-americano Educational Passages, em que vários países do Arco Atlântico vão participar.