Entre os destaques internacionais está o grupo Treefolk, oriundo de Sevilha, especializado em música medieval, renascentista e temas históricos variados. Pela primeira vez em Machico, prometem uma atuação envolvente e fiel ao espírito do evento. Novidade será também o impactante Circo Pirata, um espetáculo internacional que mistura acrobacias, teatro e fantasia com a irreverência dos corsários dos sete mares.
Do Egito, o dançarino Emad Selim regressa a Machico após mais de uma década, trazendo consigo a hipnótica dança Sufi (Tanoura), que promete encantar os presentes com espiritualidade e movimento.
O evento contará ainda com o regresso do grupo musical açoriano Urro das Marés, que faz vibrar palcos com a força das ondas e a intensidade do seu grito e cuja energia e irreverência têm conquistado plateias dentro e fora de Portugal. A sonoridade tradicional também estará em destaque com os contagiantes Guindilhas, que se irão apresentar pela primeira vez em ‘Terras de Tristão’, e com a energia contagiante dos Porbatuka, grupo de percussão de Almada, composto por jovens artistas, que aliam percussão portuguesa a coreografias envolventes e uma forte componente social.
A componente teatral será marcada pelos grupos Jenus, com o seu humor improvisado e interativo que prometem muita emoção e gargalhada e os já conhecidos Almanach CRL, referência nacional na recriação histórica com quase três décadas de experiência.
Da cidade histórica de Santa Maria da Feira chega o Grupo Coral Medievus, que irá enriquecer o ambiente com interpretações vocais de inspiração medieval. Com um repertório que resgata harmonias ancestrais, este grupo coral promete transportar os ouvintes para o universo sonoro dos séculos passados, contribuindo para uma atmosfera ainda mais autêntica no evento.
A estes grupos juntam-se dezenas de grupos regionais, envolvendo cerca de 700 elementos, que prometem trazer muita animação, energia e alegria aos 4 palcos existentes, envolvendo toda a comunidade e visitantes numa verdadeira festa da História