No total, 54 grupos com mais de 650 elementos farão ao longo dos três dias quase meio milhar de performances de música, teatro, dança, saltimbancos, falcoaria, recriação histórica e artes circences que encantarão certamente todos os que visitarem Machico.
À semelhança dos anos anteriores, esta edição contará para além dos 48 grupos amadores de escolas e associações culturais e recreativas regionais, com 6 grupos do continente e Açores – 2 de música e 4 de teatro que irão abrilhantar ainda mais o evento. Assim, para além dos Almanach, responsável pelos principais momentos de teatro e Torneios de armas a Cavalo, teremos este ano a presença dos prestigiados grupos de música medieval Cornalusa e Urro das Marés e das Companhias Somnium, Kinessis Nomad Teatral e Ticosi Circus Artist.
Destaque para os Torneios de Armas a Cavalo todos os dias pelas 19h00 na Liça, para os espetáculos de teatro de fogo "Lenda do Cavalum" e "Lenda da Sereia de Machico", para o místico Cortejo do Cavalum na sexta feira à noite e o desembarque da nau Santa Maria e posterior Cortejo da Aguada no sábado a partir das 16h30.
Para este ano, a grande novidade vai ser o Espetáculo multimédia em ecrã de água, intitulado "Águas com História", que irá realizar-se no sábado às 23h30, junto à praia de São Roque. Num ecrã de 50 metros de largura, serão projetados alguns dos momentos que marcaram a "descoberta" e o povoamento da Madeira e a importância da água, enquanto elemento presente no quotidiano ao longo dos tempos, no desenvolvimento da vida, das atividades económicas, das dinâmicas sociais e da subsistência humana.
Estão pois todos convidados para viverem aventuras únicas e experiências memoráveis através de uma verdadeira viagem no tempo, onde será possível ter uma visão do que Machico e a Madeira terão sido há cerca de 600 anos.