Dez criadores de moda madeirenses vão participar no projeto Madeira Flower Collection, inserido na Festa da Flor 2019, que decorre em maio, no âmbito da "estratégia de renovação dos cartazes turísticos" da região autónoma, anunciou hoje o executivo regional.
"A Secretaria Regional do Turismo e Cultura criou um evento de moda com o objetivo de desenvolver uma coleção inspirada nas flores", disse a titular da pasta, Paula Cabaço, em conferência de imprensa, vincando que o ponto alto será um desfile, agendado para 11 de maio, na Praça do Povo, no centro do Funchal.
O projeto conta com a colaboração da Associação de Jovens Empresários da Madeira (AJEM) e está orçado em 38 mil euros, sendo que cada estilista vai receber um apoio de 1.000 euros para financiar a sua criação.
"Já foram convidados oito criadores", disse o presidente da AJEM, Nuno Agostinho, explicando que decorre até 5 de abril um concurso para selecionar mais dois criadores.
Entre os estilistas convidados contam-se Sandra Vieira, Carla Vieira, Hugo Santos, Lúcia Sousa, Mariana Sousa e André Pereira.
A Festa da Flor é um dos maiores cartazes turísticos da Região Autónoma da Madeira, a par com o Carnaval e as Festas de Natal e Fim de Ano, e realiza-se nos primeiros quinze dias de maio, sendo que o ponto alto é o desfile alegórico, este ano agendado para 5 de maio.
O Madeira Flower Collection surge como novidade e, segundo explicou a secretária do Turismo e Cultura, insere-se na "estratégia de renovação e enriquecimento dos cartazes turísticos", onde o objetivo é incluir "novas propostas de animação" que "valorizem a identidade madeirense" e simultaneamente "promovam os talentos regionais".
C/ LUSA