A Direção Regional dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa, juntamente com a Embaixada de Portugal em Cabo Verde, está a organizar, na cidade da Praia, um evento musical que decorre até dia 22 de outubro, e conta com a participação do músico madeirense Vítor Sardinha.
Com iniciativas deste género o Governo Regional da Madeira visa reforçar a cooperação com os países vizinhos “estamos conscientes do papel essencial que a cultura e a música tradicional desempenham como fator de aproximação entre as populações, com vista à criação de laços entre as duas populações.”
A Viola de Arame ou Viola de Cinco Ordens foi o instrumento eleito para este evento, sobretudo pela sua tradição e pelo passado comum na lusofonia atlântica desde o séc. XVII.
O artista madeirense participa em diferentes workshops que têm lugar no Instituto Camões – Centro Cultural Português, na Academia Cesária Évora e na Casa da Música UNICV. Reúne-se ainda com diversas entidades políticas e institucionais ligadas à música e participa no workshop ACE, sendo que o ponto alto do programa é o espetáculo que irá realizar-se no dia 20 de outubro, sexta-feira.