Dezanove países competem hoje na primeira semifinal da 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, disputada por 43 nações e que decorre em Lisboa, na qual irá também atuar Portugal, automaticamente apurado para a final enquanto anfitrião.
A primeira semifinal, tal como a segunda e a final, decorre na Altice Arena, no Parque das Nações, o ‘quartel-general’ do concurso, que Portugal venceu pela primeira vez no ano passado, com a canção “Amar pelos Dois”, interpretada por Salvador Sobral.
Hoje competem Suíça, Finlândia, Bielorrússia, Bulgária, Áustria, Lituânia, Albânia, Irlanda, Arménia, Chipre, República Checa, Bélgica, Croácia, Islândia, Azerbaijão, Grécia, Israel, Estónia e Macedónia.
Além destes países, serão ainda apresentadas as canções do Reino Unido, Espanha e Portugal.
Portugal, por ser o país anfitrião, está automaticamente apurado para a final. Cláudia Pascoal dá a voz ao tema “O Jardim”, composto por Isaura.
O Reino Unido e a Espanha também só competem na final, mas por fazerem parte do grupo dos chamados “Big5” (que inclui ainda França, Alemanha e Itália).
Dos 19 países em competição hoje, os dez com maior pontuação passam para a final. A pontuação é decidida por televoto (com um peso de 50%) e por júris nacionais (outros 50%). Todos os júris dos países que competem na semifinal irão votar, bem como os júris de Portugal, do Reino Unido e de Espanha.
O Festival Eurovisão da Canção é realizado pela União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês) em parceria com a RTP, em Lisboa.
LUSA