O Grande Cortejo Alegórico da Flor conta com a participação de 1.420 figurantes, divididos por 10 grupos, que vão desfilar na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses a partir das 16 horas e perante milhares de turistas e madeirenses.
Todos os grupos apresentam um tema e vão passear-se aos olhos do público pela seguinte ordem:
– "Madeira uma flor de flores" – João Egídio Rodrigues
– Grupo convidado de Free State – África do Sul
– "Encanto das Flores" – Associação de Animação Geringonça
– "Madeira ilha das flores" – Turma do Funil
– "Jardins, a beleza dos sonhos" – Associação Fura Samba
– "Os jardins da Império" – Associação Império da Ilha
– "Borboleta de Sonhos" – Sorrisos de Fantasia
– "Gloss de Primavera" – Associação ANIMAD
– "Madeira florida" – Escola de Samba Caneca Furada
– "Dreamland " – Isabel Borges
A organização da Festa da Flor evolve 3.500 pessoas, das quais 1.420 participam no grande cortejo alegórico, onde vão desfilar dez grupos, incluindo um oriundo de Free State, África do Sul.
O Governo Regional da Madeira investiu 422 mil euros na organização da Festa da Flor/2017, evento que começou na quinta-feira e que se prolonga até ao dia 21 de maio, período em que, segundo o executivo, a taxa de ocupação hoteleira rondará os 90%.
A Festa da Flor, por ser um evento que faz parte do calendário anual de animação turística e um dos principais cartazes turísticos da Região Autónoma da Madeira, é apoiada pelo Governo Regional com 232.254,00 euros (55% do total da verba atribuída ao evento) para os dez projetos participantes.
A origem da Festa da Flor remonta a 1954, quando o Ateneu Comercial do Funchal realizou a Festa da Rosa, mas, em 1979, a Direção Regional de Turismo decidiu trazê-la para a rua com o figurino que, no essencial, ainda se mantém – Muro da Esperança; Cortejo Alegórico, concursos e tapetes florais e animação musical.