O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode apresenta, a partir do próximo ano letivo, três novas atividades integradas na sua oferta formativa:
– um curso profissional na área da multimédia, vocacionado para a área do cinema, do desenho e das redes sociais;
– um curso livre na área da Musicoterapia, destinado a crianças/jovens com diversas patologias;
– um curso livre na área das Artes Circenses que se divide em duas modalidades distintas – um ‘Laboratório de Circo’, dirigido a um público infantil, e ‘Malabarismo’, para um público infantojuvenil.
Em ambos os casos, as pré-inscrições podem ser realizadas até ao próximo dia 30 de maio.
Tendo em conta a fusão ocorrida em 2019, com a Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, considerou-se pertinente a criação do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, que vai ao encontro das expectativas dos formandos que pretendam seguir os estudos na produção dos Media, nomeadamente no que diz respeito à produção de conteúdos para Cinema, Televisão, Design e para Redes Sociais. Os alunos deste curso trabalharão a área da multimédia de uma perspetiva artística.
O Curso Livre de Musicoterapia, em contexto escolar, utilizará a música de modo terapêutico com o intuito de desenvolver capacidades e restaurar funções de uma pessoa ou grupo de pessoas, bem como melhorar os seus processos de funcionamento e promover o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.
A musicoterapia atua em contexto de tratamento, reabilitação e/ou prevenção de problemas de saúde, sempre com a finalidade de atingir objetivos terapêuticos, para fazer face a variadas necessidades que possam existir nos pacientes, nomeadamente, sociais, comunicativas, emocionais, comportamentais, cognitivas e físicas. Esta atividade destina-se a todas as crianças/ jovens com diversas patologias assim como: perturbações do neurodesenvolvimento, perturbações de stress e ansiedade, perturbações psicológicas e dificuldades de aprendizagem, entre outras. A intervenção musicoterapêutica será realizada em pequenos grupos, após uma avaliação terapêutica inicial a cada aluno.
Ainda na área dos Cursos Livres em Artes, o projeto de Artes Circenses será, como acima referido, composto por duas modalidades distintas: um ‘Laboratório de Circo’, dirigido a um público infantil, e ‘Malabarismo’, para um público infantojuvenil.
A modalidade ‘Laboratório de Circo’ caracteriza-se por um trabalho prático que aborda, de modo generalista, algumas disciplinas circenses (introdução ao malabarismo, técnica clown e mímica, acrobacia, caracterização e modelismo de balões) com maior incidência no desenvolvimento da linguagem corporal, através dos desafios crescentes a que a criança é sujeita.
A modalidade ‘Malabarismo’ caracteriza-se por um trabalho prático e específico, onde serão abordadas diferentes técnicas de modo a garantir aos alunos o acesso às diversas bases do malabarismo; aqui, os alunos terão um conhecimento mais abrangente desta modalidade, permitindo o domínio básico de vários instrumentos, de maneira a facilitar a orientação para a especialização de um ou mais instrumentos e técnicas (bastão, bolas, massas, arco, bandeiras, pois, swings, devil stick, diablo, etc).
O Curso Profissional de Técnico de Multimédia e as atividades das ‘Artes Circenses’ decorrerão no Polo de São Martinho e as sessões de ‘Musicoterapia’ no Polo da Levada.
Todos os interessados poderão inscrever-se até ao dia 30 de maio, através do site do conservatório em www.conservatorioescoladasartes.com.