O ciclo de cinema independente da Madeira está de regresso para a temporada de Outono, irá decorrer todas as sextas-feiras nos meses de Outubro e Novembro.
Com a curadoria de Pedro Clode, Encontro com o cinema é um projecto das Travessias Culturais com o apoio e execução da Estalagem da Ponta do Sol, o patrocínio do Município da Ponta do Sol e como parceiro oficial a Direcção Regional da Cultura.
As sessões serão a partir das 21:30, terão um custo de 2.50 Euros, preço normal de adulto, sendo que os estudantes terão um preço de 1 euro.
O filme exibido hoje é “Bando de Raparigas” / “Bande de Filles”:
“Marieme é uma adolescente que vive num bairro problemático dos subúrbios de Paris (França). Sente-se oprimida pela família, por um contexto social dominado pelo sexo masculino e pela falta de perspectivas de futuro. Quando conhece um "gang" de raparigas que se norteiam apenas pelas próprias vontades e não dão satisfações a ninguém, vê ali a sua grande hipótese de libertação. Para ser aceite no grupo, adopta uma nova identidade, muda de nome e deixa a escola. Com aquelas raparigas, a agora conhecida como Vic irá desenvolver a sua autoconfiança e encontrar o sentimento de pertença por que tanto ansiava. Mas também há-de descobrir que a liberdade que alcançou está longe de ser sinónimo de plena felicidade”.
Apresentado em Cannes, na Quinzena dos Realizadores, um drama que parte das dores e descobertas inerentes à adolescência para questionar estereótipos de raça, género e classe social. A realização é de Céline Sciamma (“Naissance des Pieuvres”, "Tomboy"), que também assina o argumento. O filme recebeu quatro nomeações para os Césares, incluindo na categoria de Actriz Revelação, pela interpretação de Karidja Touré, no papel de Marieme/Vic.