A Casa-Museu Frederico de Freitas associou-se mais uma vez à iniciativa “Portas Abertas” da Semana Acesso Cultura que se assinala em todo o país até ao final desta semana.
Sob o desafio da organização no sentido de envolver as organizações culturais e o público numa reflexão em torno do que é acessibilidade e criar uma maior consciência em relação à missão e objetivos da Associação Acesso Cultura, a Casa-Museu programou uma série de iniciativas que fazem parte da calendarização nacional de eventos, nomeadamente um encontro que decorrerá no próximo dia 17, sexta-feira, pelas 15 horas, sob o tema “Acessibilidade cultural na RAM no Ano Internacional para o Entendimento Global”.
Esta iniciativa, promovida pelos associados da Acesso Cultura na Região, é dirigida a profissionais e colaboradores de instituições culturais da Madeira e Porto Santo e a todos os interessados, centrando-se na forma como a prática quotidiana das instituições culturais contribui localmente para responder aos desafios do presente num contexto global, entre os quais as questões ambientais, o envelhecimento da população ou o recrudescer da intolerância.
Na Madeira, o Palácio de São Lourenço também vai realizar atividades no âmbito das “Portas Abertas”.
Estas iniciativas surgem por ocasião do terceiro aniversário da Acesso Cultura, associação sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a melhoria das condições de acesso (físico, social e intelectual) aos espaços culturais e oferta cultural em Portugal e no estrangeiro.
Ainda no âmbito da Semana Acesso Cultura, será entregue às 18h30 da próxima sexta-feira, no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (Lisboa), o Prémio Acesso Cultura 2016. No conjunto das 38 candidaturas recebidas pela organização, destaque-se a candidatura da associação regional “Dançando com a Diferença”, companhia residente no MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira.