Ciência

Observatório Oceânico da Madeira vai adquirir novas tecnologias para o estudo dos mares a grandes profundidades (áudio)
O observatório já realiza observações e filmagens com um veículo de superfície não tripulado até 300 metros de profundidade.

Concentração de gases com efeito de estufa bate novo recorde
As concentrações de gases com efeito de estufa na atmosfera atingiram novos recordes em 2023, o que “condena o planeta a muitos anos de aumento das temperaturas”, alertou hoje a agência para o ambiente da ONU.

Vacina mais robusta para as pneumonias (vídeo)
Já existe no mercado uma vacina intranasal contra a gripe destinada aos adolescentes.

ISOPlexis vai avançar com um projeto piloto sobre a Vinha da Madeira (áudio)
Carla Ragonezi, investigadora responsável, explica o que será estudado e adianta que o objetivo é colocar o ISOPlexis como um um centro de referência nesta área.

IFCN vai criar estufas inteligentes (áudio)
Dois dos cinco viveiros florestais que existem na Madeira vão ser modernizados com o objetivo de aumentar a produção de espécies indígenas. Melhorias que vão tornar estas áreas menos dependentes da intervenção humana.

‘Cometa do século’ pode ser visto a partir das 20h00 de hoje (áudio)
Para ver o cometa é recomendado um local com pouca iluminação.

‘Marvel’ procura monitorizar população de cetáceos (áudio)
Em janeiro, vai ter início um novo projeto para perceber como está a população de cetáceos nos mares da Madeira. Os objetivos do projeto são descritos por Luís Freitas, biólogo e investigador do Museu da Baleia.

Colégio dos Jesuítas recebe ‘Noite Europeia dos Investigadores da Macaronésia’ (áudio)
O evento é uma forma de divulgar a ciência, tecnologia, investigação e a inovação em diferentes áreas.

Diagnóstico da apraxia da fala divide comunidade científica (vídeo)
Uma doença que tem como principal característica a dificuldade em pronunciar as palavras.

Falta maior conhecimento entre os madeirenses sobre a Laurissilva e a necessidade de preservação (áudio)
O alerta é do antigo presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza. Miguel Sequeira que diz que falta educar para a literacia verde.

Vigilantes da natureza vão acompanhar a Freira da Madeira até outubro (áudio)
Através da colocação de câmaras nos ninhos, os técnicos do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza conseguem controlar e vigiar o comportamento das aves endémicas que desde março estão em período de reprodução.

Trezentas cientistas contra a pesca nas Selvagens (áudio)
297 cientistas e personalidades nacionais e internacionais na área do ambiente e conservação da Natureza subscrevem uma carta aberta, publicada na revista Nature, pelo conceituado ecologista e explorador Enric Sala.

Descoberta alteração no sangue que prevê aparecimento da doença de Crohn
Uma equipa internacional, liderada por investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), desvendou uma alteração no sangue que prevê o aparecimento da Doença de Crohn.

Marte tem rochas profundas e porosas cheias de água líquida, conclui estudo
Dados sísmicos recolhidos pelo robô espacial norte-americano InSight, já desativado, indicam que Marte tem rochas profundas e porosas cheias de água líquida, elemento essencial para a vida tal como se conhece, foi hoje divulgado.

Madeira vai ter um observatório geomagnético a funcionar no próximo ano (áudio)
O objetivo é identificar espécies e preparar a base científica para a gestão de futuras áreas protegidas.

Ciência Viva no Verão propõe uma expedição submarina (áudio)
As crianças e jovens da Madeira podem conhecer o fundo do mar na zona da praia dos Reis Magos no Caniço. É uma atividade de Ciência Viva no verão, que este ano propõe uma expedição submarina

Cientistas brasileiros encontram cocaína em organismo de tubarões no Rio de Janeiro
Investigadores brasileiros identificaram a presença de cocaína no organismo de tubarões no litoral do Rio de Janeiro num estudo inédito publicados na revista científica Science of The Total Environment, informou terça-feira o Instituto Oswaldo Cruz.

Dia 21 de julho foi o mais quente já registado no mundo
O dia 21 de julho foi o mais quente no mundo desde que os registos começaram em 1940, com uma temperatura média global à superfície da Terra de 17,09 graus Celsius, adiantou na terça-feira o programa europeu Copernicus.

Tratamento promissor contra Sida poderia custar mil vezes menos em versão genérica
Um tratamento promissor contra a Sida, que custa cerca de 40 mil dólares por pessoa por ano, poderia custar à volta de 40 dólares numa versão genérica, indica um estudo divulgado hoje numa conferência sobre a doença.