“Conversei hoje com o Presidente russo Vladimir Putin, que me cumprimentou pela vitória eleitoral, desejou um bom governo e o fortalecimento da relação entre nossos países”, escreveu o futuro governante brasileiro na rede social Twitter.
“O Brasil voltou, buscando o diálogo com todos e empenhado na busca de um mundo sem fome e com paz”, acrescentou.
Já o Kremlin informou num comunicado oficial que "em conversa telefónica com o Presidente eleito da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, Putin o parabenizou pela vitória nas eleições (…) e desejou-lhe sucesso em seu trabalho de Estado”.
A nota acrescentou que ambas as partes manifestaram a certeza de que a cooperação estratégica entre o Brasil e a Rússia – que fazem parte do grupo BRICS juntamente com a Índia, China e África do Sul – continuará a se fortalecer em diversas áreas.
Putin e Lula da Silva também esperavam consolidar os laços no BRICS e no âmbito da participação em organismos internacionais.
O líder progressista brasileiro venceu as eleições presidenciais em outubro, depois de receber mais da metade dos votos na segunda volta que disputou contra o atual Presidente, Jair Bolsonaro.
A posse de Luiz Inácio Lula da Silva está marcada para 01 de janeiro de 2023.
Lusa