O Comando Regional aponta para a complexidade e a multicausalidade da problemática para justificar a imperiosidade de proteger as vítimas e de proporcionar a intervenção necessária, atempada e eficaz para mitigar este tipo de crime.
“O Comando Regional da Madeira, em 2021, criou duas estruturas de Atendimento Especializado às vítimas de Violência Doméstica, uma no Funchal e outra na Ribeira Brava, com o objetivo de melhorar todas as fases de atendimento, proteção, encaminhamento e investigação deste tipo de crime.
Nesta área, internamente, o Comando Regional da Madeira tem vindo a estudar o fenómeno e, além da preocupação de formação interna e melhoria contínua de práticas e procedimentos, tem sido um parceiro ativo no III Plano Regional Contra a Violência Doméstica da Região Autónoma da Madeira, em consonância com a importância que a Polícia de Segurança Pública atribui à prevenção e investigação deste tipo de crime.
Em face do exposto, o Comando Regional da PSP da Madeira, no período compreendido entre 21 e 25 de novembro de 2022, leva a efeito em toda a Região várias ações de sensibilização para a problemática da violência doméstica abrangendo todas as camadas da população.
Para realizar estas ações o Comando Regional da Madeira disponibilizará toda a estrutura do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade para efetuar contatos e levar a cabo estas ações com o objetivo de continuar a alertar as populações para esta problemática dando especial enfoque à componente informativa”, podemos ler em nota enviada à redação.